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Authors
Abstract(s)
O conceito de interoceção é amplamente reconhecido pela sua importância no desenvolvimento percetivo, cognitivo, emocional e social, influenciando processos como autorregulação, aprendizagem, emoções e funções cognitivas. Embora extensivamente estudado em adultos, a avaliação da interoceção em crianças e adolescentes permanece limitada devido à complexidade da aplicabilidade dos métodos de avaliação para estas faixas etárias. No entanto, investigar estas idades é fundamental para o entendimento do desenvolvimento do conceito e para a prática clínica pediátrica. Este protocolo de scoping review busca mapear e reunir evidência sobre o uso de tarefas experimentais e marcadores cerebrais na avaliação da interoceção em crianças e adolescentes. O estudo segue a estrutura do National Institutes of Health (NIH) e as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI), com o objetivo de descrever as caraterísticas sociodemográficas e clínicas dessas amostras, além de identificar os métodos e métricas utilizadas nos estudos. Após a execução do protocolo com base nas guidelines PRISMA SCR, a revisão permitirá fornecer sugestões para adaptar instrumentos de avaliação para essas faixas etárias e fornecer recomendações para futuros estudos. Desta forma, irá identificar-se lacunas no conhecimento e sugerir melhorias na avaliação da interoceção em crianças e adolescentes.
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Keywords
Interoceção Crianças Adolescentes Tarefas experimentais Marcadores cerebrais