Repository logo
 
Publication

Educação ambiental nas escolas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBessa, Rui
dc.contributor.authorFerreira, Cecília Madureira
dc.date.accessioned2017-07-12T14:58:49Z
dc.date.available2017-07-12T14:58:49Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractCom este estudo pretendeu-se desenvolver conhecimentos e competências para que a escola e toda a comunidade educativa acompanhem as mudanças que vão surgindo, participando em projetos/atividades que promovam a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Neste sentido e, para atingir os objetivos propostos, é necessário inferir quais os projetos em que a escola participa, qual o grau de envolvência da comunidade escolar e quais as áreas intervencionadas, de modo a aumentar o interesse e participação de todos e pode-se dizer, com razão, que todos somos partes interessadas na educação para o desenvolvimento sustentável. Para desenvolver a investigação escolheu-se a metodologia qualitativa com recurso ao inquérito por questionário que se destina a recolher informações acerca do envolvimento/participação dos professores, alunos e assistentes operacionais nos projetos de escola e à entrevista a duas coordenadoras de projetos do agrupamento de escolas do Distrito do Porto. Os resultados obtidos revelaram dinâmicas geradas, nas escolas do agrupamento, pelos diferentes projetos, Eco-Escolas e ClimACT, nomeadamente, algumas mudanças de comportamentos e atitudes face à “Sustentabilidade”, como separação de resíduos sólidos, poupança de energia e de água, todavia muito aquém das expectativas. Com base nos resultados, decidimos intervir ao nível da escola, por constituir objeto de estudo de fácil acesso, pelo facto de este espaço integrar grande parte da vida do quotidiano de alunos, professores e assistentes operacionais. Além de um espaço de qualidade, pretende-se um local onde não se pode perder a oportunidade de promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, é fundamental desenvolver nos jovens competências sociais que lhes possibilitem a construção dos seus próprios modelos, a avaliação dos mesmos, o seu questionamento e, posteriormente a tomada de decisões.pt_PT
dc.description.abstractOf this study was to develop knowledge and skills for the school and the whole educational community follow the changes, participating in projects/activities that promote education for sustainable development. In this sense, and in order to achieve the proposed objectives, it is necessary to infer what the projects in which the school participates, what degree of school community and surroundings which the intervention stock areas, in order to increase the interest and participation of all and one can say, rightly, that we are all stakeholders in education for sustainable development. To develop the research qualitative methodology using the survey intended to gather information about involvement/participation of teachers, students and operating assistants in school projects and to interview the two coordinators of projects of the group of schools in the Oporto district. The results obtained reveal dynamics generated, in schools of the group, by the various projects, Eco-Escolas and ClimACT, in particular, some changes of behaviors and attitudes to "sustainability", as separation of solid waste, energy and water saving, however far short of expectations. Based on the results, we decided to intervene at the level of the school as an object of study within easy reach, because of this space to integrate much of the everyday life of pupils, teachers and operating assistants. Apart from to a quality space, is intended to a place where you can´t miss the opportunity to promote the EDS. In this way, it is essential to develop in young people social skills that enable to construct their own models, the evaluation of the same, your questioning and decision-making.pt_PT
dc.identifier.tid201734575
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10011
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Ambientalpt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectPrograma Eco-Escola e Projeto ClimACTpt_PT
dc.subjectEnvironmental educationpt_PT
dc.subjectEducation for Sustainable Developmentpt_PT
dc.subjectEco-Escolas and ClimACT Projectpt_PT
dc.titleEducação ambiental nas escolaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CeciliaFerreira_2017.pdf
Size:
1.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: