Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSá, Susana Tavares de
dc.contributor.authorOliveira, Andreia Filipa Abreu
dc.date.accessioned2016-01-18T14:20:02Z
dc.date.available2016-01-18T14:20:02Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolveu-se o presente relatório de caráter formativo, no qual foi analisada sob uma holística crítica e reflexiva, a Prática Pedagógica Supervisionada da mestranda, nos dois níveis educativos aos quais se propõe a uma profissionalidade futura – Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo que o estágio em Educação Pré-Escolar decorreu com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos de idade e o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 3.º ano de escolaridade, no Colégio Novo da Maia. Neste documento foi desenvolvida uma descrição, análise e reflexão das competências profissionais e pessoais que a estudante desenvolveu ao longo das suas intervenções decorrentes num processo de formação profissional. Para isto, foi exposta a ação educativa da estudante, sustentada em quadros teórico e conceptuais já desenvolvidos; nos normativos legais; e características dos contextos educativos, ambiente educativo e respetivas crianças/alunos. Neste sentido, a mestranda fundamentou as suas práxis desenvolvidas em dois contextos de estágio diferentes, na metodologia de investigação-ação, numa constante postura crítica, reflexiva, investigativa e indagatória, nas diferentes fases que caraterizam esta metodologia. Ao longo da realização dos dois estágios procurou-se uma construção e reconstrução contínua de aprendizagens potenciadoras de um crescimento profissional enquanto docente generalista e de práticas geradoras de aprendizagens mais significativas por parte das crianças e alunos dos diferentes contextospt_PT
dc.description.abstractFor master degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, it was developed this report of formative character, in which was analyzed under a critical holistic and reflective, the Supervised Pedagogical Practice of the graduate student, in the two educational levels to which proposes to a future profession – pre-school education and teaching of the first Cycle of basic education. Being that the stage in pre-school Education was held with a group of children aged between four and five years of age and the stage in 1st Cycle of basic education with a class of the 3rd year of schooling at the Novo Colégio da Maia. In this document was developed a description, analysis and reflection of professional and personal skills that the student has developed along its interventions arising in the process of teacher training. For this, was exposed the educational action of the student, argued on theoretical and conceptual frameworks already developed; according to legal normative; and characteristics of educational contexts, educational environment and respective children/students. In this sense, the master substantiate their developed praxis in two contexts of different stage within the methodology of action-research, a constant critical, reflexive and investigative, at the various stages that characterized this methodology. Alongside the achievement of the two stages was a construction and reconstruction of continuous learning which will enhance professional growth while generalist faculty and generating practices that are learned by children and students of different contexts.pt_PT
dc.identifier.tid201165880
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7410
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectPre-school teachingpt_PT
dc.subjectEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.subjectFormação Profissional
dc.subjectInvestigação-ação
dc.subjectTeaching the 1st Cycle of Basic Education
dc.subjectProfessional training
dc.subjectAction-research
dc.titleRelatório de estágio em 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RM_AndreiaOliveira_2014.pdf
Size:
6.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: