Repository logo
 
Publication

Por uma cidadania ativa e responsável: um alicerce disponível para realizar a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/Campus Uberlândia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuedes, António José de Oliveira
dc.contributor.authorCosta, Lúcio Flávio de Sousa
dc.date.accessioned2018-01-10T14:40:18Z
dc.date.available2018-01-10T14:40:18Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA dissertação objetiva analisar a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/Campus Uberlândia por meio dos programas da Coordenação de Assistência Estudantil para apontar os benefícios que transferem ao educando, concedendo a sua permanência e a melhoria da educação. Essa dissertação se apresenta como uma proposta e uma discussão sobre o conceito de cidadania inserido na missão dos Institutos Federais, especificamente do Campus Uberlândia. No contexto da atualidade brasileira, o trabalho evidencia o modelo do sistema capitalista neoliberal, que promove uma educação fragmentada do conhecimento, nociva para o mundo natural e destituída de melhoria da vida social. O nosso objetivo procura superar o modelo do sistema capitalista neoliberal. Nesse sentido, versaremos sobre o encaminhamento de um outro modo de vida possível diante do modelo neoliberal vigente, que não admite pensar e viver sem a concepção da meritocracia. Essa concepção, à luz do sistema neoliberal, promove um discurso de eficácia e de qualidade como o único modelo para a ascensão social.pt_PT
dc.description.abstractThe thesis analyzes the mission of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Triângulo Mineiro/Uberlândia Campus by means of the programs of the Coordination of Student Assistance to indicate the benefits that transfer to the student, granting their attendance and improving the education. This thesis is a proposal for and a discussion about the concept of citizenship as described in the mission statement of Federal Institutes, specifically of Uberlândia Campus. In the current Brazilian context, the work presents the model of the neoliberal capitalism, which promotes a fragmented education of knowledge, harmful to the natural world and devoid of improvement of social life. Our goal is to overcome the model of the neoliberal capitalism. In this sense, we discuss another possible way of life inside the neoliberal model in which it is not allowed to think and live without the conception of meritocracy. This conception, under the auspices of the neoliberalism, promotes a discourse of efficacy and quality as the only model for achieving social ascension.pt_PT
dc.identifier.tid201870240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10751
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectCampus Uberlândiapt_PT
dc.subjectMissãopt_PT
dc.subjectFragmentaçãopt_PT
dc.subjectMeritocraciapt_PT
dc.subjectSistema neoliberalpt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectMission statementpt_PT
dc.subjectFragmentationpt_PT
dc.subjectMeritocracypt_PT
dc.subjectNeoliberalismpt_PT
dc.titlePor uma cidadania ativa e responsável: um alicerce disponível para realizar a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/Campus Uberlândiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_LúcioCosta_2017.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: