Repository logo
 
Publication

A importância das redes sociais na divulgação das empresas de restauração

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorVieira, António da Silva
dc.contributor.authorAlmeida, Marta Cristina de Sousa Neves
dc.date.accessioned2019-03-29T09:25:58Z
dc.date.available2019-03-29T09:25:58Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.descriptionVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)pt_PT
dc.description.abstractCom o crescimento acentuado nos últimos anos dos negócios ligados à restauração, e com o crescente desenvolvimento das redes sociais, deparamo-nos com o facto de este ramo apesar do seu elevado crescimento, não desenvolver estratégias para estar presente das redes sociais. O foco desenvolvido nesta investigação liga-se essencialmente ao Facebook. Numa primeira fase, para se conhecer o mundo da restauração e a sua presença online, realizou-se um estudo quantitativo para o levantamento dos negócios de restauração em Lisboa e Porto. Através de uma ferramenta de análise do Facebook, o Likealyzer, foi utilizada uma amostra desse levantamento para se estudar vários pontos relativos à presença dessas empresas no Facebook, nomeadamente ranking, posts colocados, entre outros. Numa segunda fase, para se conhecer os consumidores dessa área de negócio, elaborou-se um estudo quantitativo por questionário, suportado pelo levantamento bibliográfico. O resultado de ambos vai possibilitar uma conclusão, entre o que é realmente feito por estas empresas em estudo e o que o consumidor gosta de ver online, e, se é ou não influenciado por tudo o que estas empresas publicam. A conclusão final prende-se, no ramo da restauração, saber se é ou não importante a divulgação nas redes sociais para o sucesso nos dias de hoje.pt_PT
dc.description.abstractWith the sharp increase in catering business in the recent years, and with the growing development of social networks, we are facing with the fact that this branch, despite high growth, does not develop strategies to be present in social networks. The focus of this research is essentially Facebook. In a first phase, to know the world of restoration and its online presence, a quantitative study was carried out to survey the catering business in Lisbon and Porto. Through a Facebook analysis tool, a sample of this survey was used to study various points related to the presence of these companies on Facebook, namely ranking, posts placed, among others. In a second phase, to understand the consumers of this business area, a quantitative study was prepared by questionnaire, supported by the bibliographic survey. The results of both will allow a conclusion, between what is actually done by these companies under study and what the consumer likes to see online, whether or not it is influenced by everything these companies publish. The final conclusion, in the restoration business, is whether or not it is important to spread social media to success in today's world.pt_PT
dc.identifier.tid202207633pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13198
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectDivulgação nas redes sociaispt_PT
dc.subjectChegar ao consumidor onlinept_PT
dc.subjectSocial networkingpt_PT
dc.subjectReach the online consumerpt_PT
dc.subjectDigital marketingpt_PT
dc.titleA importância das redes sociais na divulgação das empresas de restauraçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 7
No Thumbnail Available
Name:
Marta_Almeida_MMD_2018_versaofinal.pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo 1 -nie_estudo cb 4_2011_atualizacao.pdf
Size:
395.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo 2 - Folheto_Portugueses_Redes_Sociais_2017.pdf
Size:
485.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo 3 -clip.pdf
Size:
176.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo 4 - O estudo de caso como estratégia de investigação em educação.pdf
Size:
260.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: