Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Consciência Fonológica em crianças com Paralisia Cerebral utilizadoras de Sistemas Aumentativos e/ ou Alternativos à Comunicação: Estudo de Caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PTE_SantosAna_2014.pdf785.72 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Prova de Título de Especialista em Terapia da Fala apresentada ao Instituto Politécnico do Porto. A consciência fonológica ou conhecimento fonológico faz parte de um conceito mais global que é o conhecimento metalinguístico, que significa ter a capacidade de pensar sobre a própria linguagem e utilizá-la nos seus diversos níveis: semântico, morfológico, sintático, pragmático e fonológico (Zorzi, 2003, citado em Santos, A., Martins, A., Salazar, E. & Senra, J.,2013). A consciência fonológica desenvolve-se num contínuo em que a criança adquire a consciência de que o discurso se segmenta em unidades sonoras mais pequenas, como a palavra, sílaba e fonema (Justice & Schuele citado em Santos et al., 2013). Zorzi (2003, citado em Santos et al., 2013) considera quatro níveis de conhecimento fonológico que são, conhecimento de rima, conhecimento silábico, conhecimento intra-silábico e conhecimento fonémico ou segmental.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License