Repository logo
 
Publication

The Role of L1 in the English classroom in the first cycle of Basic Education – a case study

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorBarbosa, Luísa Bechara de Lamounier
dc.date.accessioned2024-12-05T11:59:17Z
dc.date.available2024-12-05T11:59:17Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractEste relatório de estágio, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º ciclo da Educação Básica, é o resultado de um estudo de caso realizado em duas escolas básicas no Porto, que teve como objetivo investigar os momentos da utilização da língua materna nas aulas de inglês do 1º ciclo e as funções exercidas dentro da sala de aula, bem como as perspetivas dos alunos e dos professores acerca do papel e da importância do mesmo. O relatório recorreu ao vasto corpo de investigação disponível para examinar os principais argumentos contra e a favor do uso da L1 no contexto EFL (English as a Foreign Language) com o objetivo de delinear as funções estratégicas que o português pode exercer em sala e oferecer uma reflexão mais profunda sobre os diferentes fatores que influenciam a complexa dinâmica do ensino de inglês no 1º ciclo da educação básica em Portugal, como a organização das escolas e a integração do professor de inglês nas mesmas, a gestão e tamanho das turmas, além da idade dos alunos, seus conhecimentos prévios, nível de proficiência e motivação/interesse nas aulas, entre outros. Para fundamentar estes objetivos investigativos e oferecer uma contribuição ao corpo de investigação existente, o estudo de caso recolheu, entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, dados qualitativos através de inquéritos por questionário aos alunos, grelhas de observação preenchidas pelos professores, e um inquérito por entrevista realizado junto da professora cooperante do estágio.pt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report, written as part of the Supervised Teaching Internship of the Master's in English Teaching in the 1st cycle of Basic Education, is the result of a case study carried out in two primary schools in Porto, which aimed to investigate the instances of Portuguese use in English classes in the 1st cycle and its respective functions in the classroom, as well as gather student and teacher perspectives regarding its role and importance. The report has drawn on the vast body of research available to examine the main arguments for and against the use of L1 in the EFL (English as a Foreign Language) context, aiming to outline the strategic roles that Portuguese can play in the classroom and offering a deeper reflection on the different factors that influence the complex dynamics of teaching English at primary level in Portugal, such as the organisation of the schools and their inclusion of English teachers, the management and size of the groups, as well as the students’ ages, their previous knowledge, level of proficiency and motivation/interest, amongst others. In order to substantiate these research objectives and offer a contribution to the existing body of research, the case study collected, from October 2023 to January 2024, qualitative data from student questionnaire surveys, observation grids filled out by the teachers, and an interview survey developed with the internship cooperating teacher.pt_PT
dc.identifier.tid203747968
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26658
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectLíngua maternapt_PT
dc.subjectLíngua estrangeirapt_PT
dc.subjectL2pt_PT
dc.subjectUso da L1 no contexto EFLpt_PT
dc.subjectInglês no 1º ciclopt_PT
dc.subjectNative languagept_PT
dc.subjectForeign languagept_PT
dc.subjectUse of L1 in the EFL contextpt_PT
dc.subjectEnglish in the 1st cyclept_PT
dc.titleThe Role of L1 in the English classroom in the first cycle of Basic Education – a case studypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Luisa Barbosa_2024.pdf
Size:
25.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: