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Advisor(s)
Abstract(s)
This document describes the access to a defined set of open remote VISIR practices developed
during the PILAR project. These practices are available at EU level through a federation of
remote labs openly available on Internet, via a Moodle accessible set of lessons and
experiments, i.e. practices [1]. The federation policies were developed during the project and
allow any EU interested institution (universities, schools, content providers) to provide and
access its services [2]. Presently the available content is intended for learning basic (and
complex) electrical and electronics circuits, for different subjects at school/high school and at
grade and master university levels, but can be expanded in the future, as seen fit by the
federation.
As a remote lab, VISIR presents several advantages to students with educational difficulties
and geographical obstacles: it allows such students to carry out experiments the number of
times they need, without having to be in the lab. These are two of the main advantages
presented by remote labs over hand-on labs. In addition, and because remote labs imply real
experiments with real components, they also present an additional advantage over virtual labs
(simulations). The only problem, addressed by the PILAR project, is supporting all the
experiments that are done, in a single semester, in all the courses that involve electrical and
electronics circuits (implementable in VISIR), in a single institution. Although quite powerful,
one VISIR platform has limitations regarding the total number of different components it can
have, while also allowing for all possible interconnections. The VISIR federation and the
developed PILAR Moodle repository allows for a structured and combined service benefiting
from the individual offer of each VISIR node, making all of them available through the
federation of those same nodes.
Este documento descreve o acesso a um conjunto definido de práticas VISIR remotas abertas desenvolvidas durante o projeto PILAR. Estas práticas estão disponíveis a nível da UE através de uma federação de laboratórios remotos disponíveis abertamente na Internet, através de um conjunto de lições acessíveis pelo Moodle e experiências, ou seja, práticas [1]. As políticas da federação foram desenvolvidas durante o projeto e permitir que qualquer instituição da UE interessada (universidades, escolas, fornecedores de conteúdos) forneça e aceder aos seus serviços [2]. Atualmente o conteúdo disponível destina-se à aprendizagem básica (e circuitos elétricos e eletrónicos complexos, para diferentes disciplinas na escola/ensino secundário e em níveis universitários de ensino básico e secundário, mas pode ser expandido no futuro, conforme considerado adequado pela federação. Como laboratório remoto, o VISIR apresenta diversas vantagens para os alunos com dificuldades educativas e obstáculos geográficos: permite a estes alunos realizar experiências com o número de sempre que necessário, sem ter de se deslocar ao laboratório. Estas são duas das principais vantagens apresentados por laboratórios remotos em vez de laboratórios práticos. Além disso, e porque os laboratórios remotos implicam uma real experiências com componentes reais, apresentam também uma vantagem adicional sobre os laboratórios virtuais (simulações). O único problema, abordado pelo projeto PILAR, é dar apoio a todos os experiências que são feitas, num único semestre, em todos os cursos que envolvem eletricidade e circuitos eletrónicos (implementáveis no VISIR), numa única instituição. Embora bastante poderoso, uma plataforma VISIR tem limitações quanto ao número total de componentes diferentes que pode ter, permitindo também todas as interligações possíveis. A federação VISIR e o repositório PILAR Moodle desenvolvido permite um serviço estruturado e combinado beneficiando da oferta individual de cada nó VISIR, disponibilizando-os todos através da federação desses mesmos nós.
Este documento descreve o acesso a um conjunto definido de práticas VISIR remotas abertas desenvolvidas durante o projeto PILAR. Estas práticas estão disponíveis a nível da UE através de uma federação de laboratórios remotos disponíveis abertamente na Internet, através de um conjunto de lições acessíveis pelo Moodle e experiências, ou seja, práticas [1]. As políticas da federação foram desenvolvidas durante o projeto e permitir que qualquer instituição da UE interessada (universidades, escolas, fornecedores de conteúdos) forneça e aceder aos seus serviços [2]. Atualmente o conteúdo disponível destina-se à aprendizagem básica (e circuitos elétricos e eletrónicos complexos, para diferentes disciplinas na escola/ensino secundário e em níveis universitários de ensino básico e secundário, mas pode ser expandido no futuro, conforme considerado adequado pela federação. Como laboratório remoto, o VISIR apresenta diversas vantagens para os alunos com dificuldades educativas e obstáculos geográficos: permite a estes alunos realizar experiências com o número de sempre que necessário, sem ter de se deslocar ao laboratório. Estas são duas das principais vantagens apresentados por laboratórios remotos em vez de laboratórios práticos. Além disso, e porque os laboratórios remotos implicam uma real experiências com componentes reais, apresentam também uma vantagem adicional sobre os laboratórios virtuais (simulações). O único problema, abordado pelo projeto PILAR, é dar apoio a todos os experiências que são feitas, num único semestre, em todos os cursos que envolvem eletricidade e circuitos eletrónicos (implementáveis no VISIR), numa única instituição. Embora bastante poderoso, uma plataforma VISIR tem limitações quanto ao número total de componentes diferentes que pode ter, permitindo também todas as interligações possíveis. A federação VISIR e o repositório PILAR Moodle desenvolvido permite um serviço estruturado e combinado beneficiando da oferta individual de cada nó VISIR, disponibilizando-os todos através da federação desses mesmos nós.
Description
Keywords
VISIR Remote labs Engineering education Remote experimentation
Citation
André Fidalgo, Gustavo R. Alves, Arcelina Marques, Natércia Lima, Manuel Castro, Félix García-Loro, “Open remote VISIR electrical and electronics practices“, Deliverable DO5.1, PILAR Project Number: 2016-1-ES01-KA203-025327 Erasmus+ - Strategic Partnerships for Higher Education, April 2019, 21 pp.