Repository logo
 
Publication

Employee training experience: uma análise dos fatores que a influenciam

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorMeirinhos, Viviana Andrade
dc.contributor.authorPinto, Cristiana Letícia Vieira
dc.date.accessioned2024-09-19T14:09:02Z
dc.date.available2024-09-19T14:09:02Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.description.abstractEsta investigação parte do quadro de referências da “experiência do colaborador” (employee experience), aplicando-o à especificidade do processo formativo. O objetivo é explorar a experiência formativa dos trabalhadores (employee training experience), caracterizando os fatores percecionados como promotores de experiências positivas e negativas. Recorreu-se a uma abordagem qualitativa, realizando-se 2 estudos: um assente num inquérito por questionário de questões abertas e exploratórias e outro num inquérito por entrevista. O primeiro estudo integrou 601 participantes – pessoas profissionalmente ativas no momento – e teve como objetivo obter uma visão geral acerca das experiências formativas promovidas pelas entidades empregadoras; no segundo participaram 15 trabalhadores e realizou-se uma análise mais aprofundada destas experiências. Os resultados indicam que a maioria dos trabalhadores classificam as suas experiências através de sentimentos positivos, revelando que as consideram satisfatórias, úteis, interessantes, entusiasmantes, inovadoras, desafiantes e promotoras de novas competências e crescimento. Fatores como o impacto/resultados da formação, os conteúdos, as comunicações/interações, as estratégias pedagógicas, o formador, a organização da formação, a entidade empregadora e os formandos emergiram como aqueles que têm influência na experiência formativa. Além disso, o impacto/resultados e as estratégias pedagógicas revelaram ser os fatores mais determinantes para uma experiência formativa, tanto positiva como negativa. Esta investigação contribui para a literatura existente ao fornecer conhecimento sobre as experiências formativas dos trabalhadores, destacando a importância de se considerarem múltiplos fatores na construção de uma experiência formativa significativa e que atenda às necessidades e preferências dos trabalhadores. Os dados apresentados sugerem, ainda, que futuras investigações podem beneficiar de uma abordagem mista para uma compreensão mais abrangente e robusta desta temática.pt_PT
dc.description.abstractThis research builds on the framework of "employee experience" and applying it to the specificity of the training process. The purpose is to explore the employees’ training experience, characterizing the perceived factors as promoters of positive and negative experiences. A qualitative approach was used and two studies were carried out: one based on a survey with open and exploratory questions and the other on an interview. The first study included 601 participants - people who were currently working - and aimed to get an overview of the training experiences promoted by employers; in the second, 15 employees took part and a more in-depth analysis of these experiences was carried out. The results indicate that the majority of employees rate their experiences with positive feelings, revealing that they find them satisfying, useful, interesting, exciting, innovative, challenging and promoters of new skills and growth. Factors such as the impact/outcomes of the training, the content, the communications/interactions, the pedagogical strategies, the trainer, the organization of the training, the employer and the trainees emerged as those that have an influence on the training experience. In addition, the impact/outcomes and pedagogical strategies proved to be the most determining factors for a training experience, whether positive or negative. This research contributes to the existing literature by providing knowledge about employees' training experiences, highlighting the importance of considering multiple factors when building a meaningful training experience that meets employees' needs and preferences. The data presented also suggests that future research could may benefit from a mixed-methods approach for a more comprehensive and robust understanding of this issue.pt_PT
dc.identifier.tid203698894pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26052
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmployee experiencept_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectTrabalhadorespt_PT
dc.subjectExperiência formativa dos trabalhadorespt_PT
dc.subjectEmployee experiencept_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.subjectEmployeespt_PT
dc.subjectEmployee training experiencept_PT
dc.titleEmployee training experience: uma análise dos fatores que a influenciampt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão e Desenvolvimento de Recursos Humanospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cristiana_Pinto_MGDRH_2024.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: