Publication
Estágio na produtora Filmesdamente: o som e o silêncio no sound design
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Marco | |
dc.contributor.author | Vieira, Marco António Moreira | |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T14:23:03Z | |
dc.date.available | 2023-11-14T14:23:03Z | |
dc.date.issued | 2023-09-25 | |
dc.description | Relatório de estágio | |
dc.description.abstract | O Som tem uma preponderância enorme no cinema. É capaz de transmitir sentimentos e emoções em todos os géneros cinematográficos existentes, com a sua ponderada utilização, mas também com a sua ausência. O uso de silêncio é algo muito relativo, pois em momento algum há́ verdadeiramente ausência de som. Quando todos os sons exteriores desaparecem, é possível ouvir todos os outros sons que são mais impercetíveis, como por exemplo, o som do batimento cardíaco ou da respiração. Cabe ao Sound Designer criar as paisagens e atmosferas sonoras representativas de cada género cinematográfico, seja Drama, Ação, Terror ou Documentário. Para isso conta com a ajuda de cinco elementos: Som Ambiente, Foley, Sound Effects ou Efeitos sonoros, Voice-over e Música. Todos esses elementos são fundamentais para a construção sonora de uma obra cinematográfica, seja num ambiente de cinema ficcional, documental ou até mesmo em filmes publicitários. Nestes últimos há uma maior abundância do uso da produção musical, onde em alguns casos o uso de todos os elementos fundamentais do sound design não é estritamente necessário. O contraste sonoro é necessário nos diferentes tipos de projetos audiovisuais. O adequado uso do silêncio num projeto cinematográfico permite ao espectador uma maior reflexão e intimidade com as personagens. Cria uma ponte, que ao ser atravessada, conecta a audiência ao mundo criado que é visível no ecrã, deixando-nos numa espécie de transe capaz de transmitir a maior variedade de sentimentos desejada. | pt_PT |
dc.description.abstract | Sound has an enormous preponderance in cinema. It can convey feelings and emotions in all existing cinematographic genres, with its thoughtful use, but also with its absence. The use of silence is very relative, as there is never a true absence of sound. When all external sounds disappear, it is possible to hear all other sounds that are more imperceptible, such as the sound of heartbeat or breathing. It is up to the Sound Designer to create the soundscapes and atmospheres representative of each cinematographic genre, be it Drama, Action, Horror or Documentary. For that, it has the help of five elements: Ambient Sound, Foley, Sound Effects, Voice-over and Music. All these elements are fundamental for the sound construction of a cinematographic work, whether in a fictional, documentary or even advertising environment. In the latter there is a greater abundance of use in music production, where in some cases the use of all the fundamental elements of sound design is not strictly necessary. Sound contrast is necessary in different types of audiovisual projects. The adequate use of silence in a cinematographic project allows the spectator a greater reflection and intimacy with the characters. It creates a bridge that, when crossed, connects the audience to the created world that is visible on the screen, leaving us in a kind of trance capable of exporting the greatest variety of desired feelings. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203384547 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/23901 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Som | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.subject | Sound design | pt_PT |
dc.subject | Foley | pt_PT |
dc.subject | Sound | pt_PT |
dc.subject | Film | pt_PT |
dc.title | Estágio na produtora Filmesdamente: o som e o silêncio no sound design | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação Audiovisual - Produção e Realização Audiovisual | pt_PT |