Repository logo
 
Publication

Avaliação da eficácia de programas de educação financeira para pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento: Protocolo de Scoping Review

dc.contributor.advisorMelo, Bruno Vieira de
dc.contributor.advisorSilva, Vitor Simões
dc.contributor.authorCurvelo, Mariana Amaral
dc.date.accessioned2025-03-11T16:05:06Z
dc.date.available2025-03-11T16:05:06Z
dc.date.issued2024-10-31
dc.date.submitted2024-10-31
dc.description.abstractAs competências financeiras apresentam-se como um fator determinante para o sucesso de uma vida adulta, independente e autónoma. Em especial, quando falamos sobre jovens e adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, que, na maioria das vezes, revelam um baixo conhecimento de literacia financeira. Apesar do desenvolvimento acentuado destes estudos, não se verifica o mesmo em relação à implementação de programas que proporcionam um maior conhecimento acerca deste tema, constatando-se atualmente um número limitado de programas completos e disponíveis. Além disso, os instrumentos mais utilizados para avaliar a capacidade financeira nestes programas são de caráter subjetivo, sugerindo-se, então, que sejam elaborados instrumentos de avaliação mais objetivos, que garantam as propriedades psicométricas da medida e que estejam adequadamente dimensionados, a fim de executar uma medição precisa da competência em questão. Realizamos um protocolo de uma Scoping Review, com o intuito de mapear os instrumentos de avaliação presentes na literatura que mensuram a eficácia de programas de literacia financeira para indivíduos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento. Este protocolo foi desenvolvido de acordo com as recomendações do Instituto Joanna Briggs, seguindo os critérios PRISMA-ScR e pretende contribuir para o desenvolvimento de métodos de avaliação relevantes no âmbito e o desenvolvimento de programas baseados em evidência.por
dc.identifier.tid203880560
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29842
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectCompetências financeiras
dc.subjectLiteracia financeira
dc.subjectPessoas com incapacidade intelectual
dc.titleAvaliação da eficácia de programas de educação financeira para pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento: Protocolo de Scoping Reviewpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_MTO_MarianaCurvelo_V.1.pdf
Size:
8.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: