Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Projeto VISIR+ Contextualização da Matemática em Engenharia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
COM_NatérciaLima_CIETI_2017.pdf429.04 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O objetivo a longo prazo da educação em engenharia é formar profissionais capazes de dar resposta aos problemas e necessidades da sociedade. Nesta formação, a componente prática não pode ser descurada e nas últimas décadas a utilização de laboratórios remotos e de simulações tem-se generalizado, sendo um complemento ou alternativa aos laboratórios tradicionais. Este trabalho, no âmbito do Projeto VISIR+, apresenta os primeiros resultados de uma implementação didática levada a um cabo numa disciplina de matemática numa universidade brasileira. Nesta implementação foram usados em simultâneo o laboratório remoto VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), simulação e cálculo em cerca de 20% do conteúdo da disciplina. Os resultados obtidos, apontam que o uso de vários recursos pode de facto contribuir para um melhor desempenho dos estudantes, impulsionando o desenvolvimento de competências.

Description

Keywords

Laboratórios Remotos VISIR Estratégias de Ensino e Aprendizagem Educação em Engenharia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue