Publication
Projeto VISIR+ Contextualização da Matemática em Engenharia
dc.contributor.author | Lima, Natércia | |
dc.contributor.author | Viegas, Clara | |
dc.contributor.author | Zannin, Marcelo | |
dc.contributor.author | Marques, Arcelina | |
dc.contributor.author | Alves, Gustavo R. | |
dc.contributor.author | Felgueiras, Carlos | |
dc.contributor.author | Costa, Ricardo | |
dc.contributor.author | Fidalgo, André | |
dc.contributor.author | Silva, Juarez B. da | |
dc.contributor.author | Pozzo, Maria | |
dc.contributor.author | Dobboletta, Elsa | |
dc.contributor.author | Gustavsson, Ingvar | |
dc.contributor.author | Garcia-Peñalvo, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T14:55:55Z | |
dc.date.available | 2018-01-17T14:55:55Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O objetivo a longo prazo da educação em engenharia é formar profissionais capazes de dar resposta aos problemas e necessidades da sociedade. Nesta formação, a componente prática não pode ser descurada e nas últimas décadas a utilização de laboratórios remotos e de simulações tem-se generalizado, sendo um complemento ou alternativa aos laboratórios tradicionais. Este trabalho, no âmbito do Projeto VISIR+, apresenta os primeiros resultados de uma implementação didática levada a um cabo numa disciplina de matemática numa universidade brasileira. Nesta implementação foram usados em simultâneo o laboratório remoto VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), simulação e cálculo em cerca de 20% do conteúdo da disciplina. Os resultados obtidos, apontam que o uso de vários recursos pode de facto contribuir para um melhor desempenho dos estudantes, impulsionando o desenvolvimento de competências. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10805 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | CLADI;2017 | |
dc.subject | Laboratórios Remotos | pt_PT |
dc.subject | VISIR | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de Ensino e Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Educação em Engenharia | pt_PT |
dc.title | Projeto VISIR+ Contextualização da Matemática em Engenharia | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | ENTRE RÍOS, ARGENTINA | pt_PT |
oaire.citation.title | 1ER. CONGRESO LATINOAMERICANO DE INGENIERÍA | pt_PT |
person.familyName | Viegas | |
person.familyName | Alves | |
person.familyName | Felgueiras | |
person.givenName | Clara | |
person.givenName | Gustavo | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier | R-002-477 | |
person.identifier | 150015 | |
person.identifier.ciencia-id | 4210-4DF2-5206 | |
person.identifier.ciencia-id | F112-AE32-9279 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5769-5291 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1244-8502 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4202-5551 | |
person.identifier.rid | R-1218-2016 | |
person.identifier.rid | I-7876-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56014304600 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7006053908 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154 | |
relation.isAuthorOfPublication | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d | |
relation.isAuthorOfPublication | 5caac062-e186-4a91-b76b-5a7ea3271b24 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154 |