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Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso | |
dc.contributor.advisor | Neiva, Manuel Fernando Gonçalves | |
dc.contributor.author | Monteiro, Glória Maria Gomes | |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T15:10:59Z | |
dc.date.available | 2017-02-14T15:10:59Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description.abstract | Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, desenvolveu-se no Colégio Novo da Maia, estabelecimento de Ensino Particular que serve valências educativas diferenciadas, desde a Creche até ao Ensino Secundário, o estágio de qualificação profissional. Neste sentido, foi elaborado um protocolo entre a instituição e a Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, de modo a acolher estagiárias que estão a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no contexto em questão tem como intenção formativa o desenvolvimento de competências profissionais para a EPE. Desta forma, pretende-se que o mestrando seja capaz de adquirir os saberes profissionais, construindo uma atitude profissional reflexiva e investigativa (Ficha da Unidade Curricular, 2012). Nesta compreensão, o mestrando deve mobilizar as diversas dimensões do perfil docente consignadas no Decreto-lei nº 240, 2001. O estágio permitiu a articulação dos saberes que orientam a prática docente, sempre envolvida na metodologia de investigação-ação e seguindo as etapas necessárias: a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. O trabalho no terreno permitiu, também, a colaboração entre todos os intervenientes do processo de formação, o orientador cooperante, o par pedagógico e o supervisor da escola superior. Em suma, a Prática Pedagógica Supervisionada no contexto de EPE, em particular na creche, contribuiu para a aquisição de competências e consolidação de saberes próprios da prática docente, sendo necessária uma formação contínua na vida profissional no sentido de acompanhar as exigências. Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi solicitado a elaboração de um relatório de estágio de qualificação profissional, referente ao estágio realizado na Educação Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, o teor do relatório incorpora a prática pedagógica desenvolvida nos dois contextos educativos. Os estágios de qualificação profissional basearam-se em práticas educativas sustentadas num quadro teórico concetual e legal, com o propósito de desenvolver e construir os conhecimentos para os dois níveis de ensino. Neste sentido, este relatório procura explanar o percurso de construção e desenvolvimento de competências para um perfil duplo da profissão docente. Nesta compreensão, a estudante apoiou a sua prática pedagógica na metodologia investigação-ação, possibilitando a articulação de saberes e atitudes orientadoras da sua ação educativa, sendo esta envolvida, essencialmente, por quatro etapas básicas: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Assim, os contextos de formação revelaram-se como um fundamental foco de aprendizagens, onde o processo de ensino e de aprendizagem foi sustentado pela intencionalidade educativa de desenvolver a co construção do saber integral com cada criança. Desta forma, a mestranda desenvolveu capacidades e saberes profissionais, mobilizando as dimensões do perfil docente, elencadas no Decreto-Lei nº 240, 2001. Por fim, considerando os processos desenvolvidos nos dois contextos educativos, importa salientar a importância da formação profissional contínua ao longo da vida | pt_PT |
dc.description.abstract | Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In the ambit of the Supervised Pedagogic Practice the professional qualification training was developed in “Colégio Novo da Maia”, a private school which provides different grades of education from nursery to secondary school. To serve this purpose, a protocol was established between the above mentioned institution and the Superior School of Education of the Polytechnic of Porto to provide a training post for the teachers-in-training who are attending the Master Degree on Preschool Education and Basic School First Level Teaching. The Curricular Unity of Supervised Pedagogic Practice, as far as the context is concerned, presents, as formative intention, the development of professional qualification for the PE. Thus, the teacher-in-training is expected to achieve the professional knowledge, developing a reflexive and scrutinized professional attitude (Curricular Unity File 2012). In this context, the teacherin- training must put in practice the several dimensions of the teaching profile which are recorded in “Decreto-lei nº240, 2001). The training allowed the articulation of different knowledge which guides the teaching practice, always involved in the methodology of investigation – action and following the necessary stages: observation, planning, action, reflexion and valuation. The practical work also enabled the collaboration among all the intervenients in the formation process, the co-operant leader, the pedagogic peer and the Superior School Supervisor. In short, the Supervised Pedagogic Practice, in the context of the PE, specially in nursery, contributed for the acquisition of competence and the consolidation of knowledge related to teaching practice, emphasizing the necessity of a continuous formation in professional life, in order to follow the demands. Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: In the ambit of the Supervised Pedagogic Curricular Practice Unit, integrated in the Mastership in the Pre-school and the Primary School, the elaboration of a report of the professional qualification training was requested, concerning the training in Pre-school and in the Primary School. Thus, the content of this report englobes the Pedagogic Practice developed in both educational contexts. The professional qualification trainings were based in educational practices supported by a conceptual and legal frame, aiming the development and the construction of the required knowledge for both teaching levels. In this sense, this report tries to illustrate the course of the construction and development of competences required for a double profile of the teaching profession. In this context, the student has based her pedagogic practice in the methodology investigation-action, thus enabling the articulation of the knowledge and attitudes that directed her educational action, which was essentially composed by four basic stages: observation, planification, action and reflexion/evaluation. So, the formation contexts constituted a fundamental learning focus, in which the teaching and learning process was supported by the educational aim to develop the constitution of each child’s complete knowledge. Thus, the Mastership student developed professional capacities and knowledge by mobilizing the dimensions of the teaching profile, listed in the Decree-Law n.º 240, 2001. Finally, as far as the processes developed in both educational contexts are considered, it is very important to stress the significance of a continuous professional formation during our whole life | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201613727 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/9547 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Preschool education | pt_PT |
dc.subject | Investigation-action | pt_PT |
dc.subject | Supervised pedagogic practice | pt_PT |
dc.subject | Nursery | pt_PT |
dc.subject | Ensino do 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Pre-school education | pt_PT |
dc.subject | Primary school | pt_PT |
dc.subject | Professional development | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio de Qualificação Profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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