Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Sofia Silva
dc.date.accessioned2018-08-22T11:53:49Z
dc.date.available2018-08-22T11:53:49Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como grande objetivo apresentar o percurso formativo realizado em ambos os contextos educativos, durante o período de Prática Educativa Supervisionada. Neste documento são mobilizados e refletidos os pressupostos teóricos e os normativos legais que fundamentam a educação e a prática pedagógica. Com base nestes pressupostos e juntamente com a caraterização do contexto educativo procurou-se desenvolver atividades que privilegiassem a ação da criança, de modo a torná-la o centro da aprendizagem. Neste sentido, é refletido o trabalho desenvolvido ao longo da prática educativa, orientado segundo uma das metodologias de investigação qualitativa – a metodologia de investigação-ação. Torna-se fulcral referir que o presente relatório apresenta a ligação entre a teoria e a prática, uma vez que para que seja preconizada uma praxis consciente, criativa e reflexiva é fundamental a mobilização destes processos. Para além disso, é notável a descrição e reflexão do trabalho colaborativo que foi desenvolvido nos dois níveis educativos, uma vez que se acredita nas suas contribuições para a aprendizagem e crescimento de um docente. Enquanto futura educadora e professora, todo o processo de formação contribuiu para a construção do perfil duplo inerente a este Mestrado, isto é, para a construção da identidade profissional, sendo este relatório um espelho de todo este processo.pt_PT
dc.description.abstractAs means of a partial request in order to obtain the Master Degree on Pre-School Teaching/1st Basic Schooling Cycle, the following Trainee Report aims at presenting the formative path done in both educative contexts, during the Supervised Educative Practice period. The pedagogical practice and the legal features on education are reflected and mobilized within this document. Keeping in mind these matters and along with the educative context characterization, the developed activities kept in mind and gave privilege to the child`s action so that it became the learning center. Therefore, we can acknowledge the developed work, during the educative practice, oriented through one of the quantitative investigation methodologies – the action-investigation methodology. It is of the utmost importance to refer that the present report presents the connection between theory and practice. This is the only way to achieve an aware, creative and reflective practice which is fundamental for the mobilization of these processes. Besides, it is remarkable the description and reflection over the collaborative work that has been developed at the two educative levels, as they contribute for the learning and growth of a teacher. As a kindergarten and 1st Cycle Teacher to-be, the whole formation process has contributed for the double-profile construction which is intrinsic to the Master Degree. That is to say for the construction of the professional identity. This report is the proof of all this process.pt_PT
dc.identifier.tid201975327
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11840
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAutonomia da criança/docentept_PT
dc.subjectDouble profilept_PT
dc.subjectInvestigationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectChild/Teacher autonomypt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Sofia Rodrigues_2018.pdf
Size:
2.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: