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O sistema Kaizen nos serviços farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano

dc.contributor.authorGuedes, Ana Catarina da Silva
dc.contributor.authorCouto, Maria Cristina da Rocha de Araújo
dc.contributor.authorSilva, Joana Andreia Barbosa
dc.contributor.authorSilva, Rita Pilar Pereira Marques da
dc.date.accessioned2024-09-17T12:53:46Z
dc.date.available2024-09-17T12:53:46Z
dc.date.issued2014-04
dc.description.abstractNo sentido de reduzir e diminuir possíveis ruturas de stock, em 2007 foi implementado nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano o método Kaizen que tem como principais objetivos criar uma atitude positiva por parte dos colaboradores, uma abertura dos mesmos para a mudança, uma capacidade para detetar erros e a busca incessante da melhoria contínua. A implementação desta metodologia de trabalho tem como principais focos a redução de stocks e níveis de rutura, rentabilização da utilização dos espaços, otimização do fluxo de informação, libertação dos colaboradores para o desempenho de tarefas de valor acrescentado e aumento da produtividade. Este trabalho realizou-se tendo por base um estudo observacional, apoiado numa breve revisão bibliográfica e num suporte fotográfico do sistema Kaizen, presente nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano. Após a implementação do Sistema Kaizen verificou-se a redução de 35% do stock disponível nos serviços e de 32% no valor do stock do armazém das especialidades farmacêuticas, assim como uma rentabilidade do espaço em armazém, uma melhoria na prestação de serviços ao doente e aos profissionais de saúde e uma diminuição dos erros relativamente à dispensa de especialidades farmacêuticas. Através deste trabalho podemos concluir que muitos dos problemas foram solucionados: verificou-se uma menor diferença entre o stock informático e o stock real e, posteriormente, uma redução dos níveis de stocks, assim como uma diminuição da rutura dos mesmos e um menor desperdício relativamente aos medicamentos fora da validade. Em relação ao espaço físico, o fluxo tornou-se mais linear e constante, as áreas delimitadas tornaram-se mais claras, o picking mais rápido, a possibilidade de errar diminuiu bastante e passou-se a prestar um serviço com muito mais qualidade quer ao doente, quer aos restantes profissionais de saúde. O tempo desperdiçado foi diminuído e a cooperação entre os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica e os Farmacêuticos intensificou-se.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGuedes, A. C. da S., Couto, M. C. da R. de A., Silva, J. A. B., & Silva, R. P. P. M. da. (2014). O sistema Kaizen nos serviços farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano. Livro de Atas do X Colóquio de Farmácia / 10th Pharmacy Colloquium – Proceedings Book, 39.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97801-2-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26005
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherÁrea Técnico-Científica de Farmácia - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Portopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/4941/1/L_AgostinhoCruz_2014.pdfpt_PT
dc.subjectMétodo Kaizenpt_PT
dc.subjectRuturas de stockpt_PT
dc.titleO sistema Kaizen nos serviços farmacêuticos do Hospital Pedro Hispanopt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.startPage39pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do X Colóquio de Farmácia / 10th Pharmacy Colloquium – Proceedings Bookpt_PT
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