Browsing by Issue Date, starting with "2014-04"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- O sistema Kaizen nos serviços farmacêuticos do Hospital Pedro HispanoPublication . Guedes, Ana Catarina da Silva; Couto, Maria Cristina da Rocha de Araújo; Silva, Joana Andreia Barbosa; Silva, Rita Pilar Pereira Marques daNo sentido de reduzir e diminuir possíveis ruturas de stock, em 2007 foi implementado nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano o método Kaizen que tem como principais objetivos criar uma atitude positiva por parte dos colaboradores, uma abertura dos mesmos para a mudança, uma capacidade para detetar erros e a busca incessante da melhoria contínua. A implementação desta metodologia de trabalho tem como principais focos a redução de stocks e níveis de rutura, rentabilização da utilização dos espaços, otimização do fluxo de informação, libertação dos colaboradores para o desempenho de tarefas de valor acrescentado e aumento da produtividade. Este trabalho realizou-se tendo por base um estudo observacional, apoiado numa breve revisão bibliográfica e num suporte fotográfico do sistema Kaizen, presente nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano. Após a implementação do Sistema Kaizen verificou-se a redução de 35% do stock disponível nos serviços e de 32% no valor do stock do armazém das especialidades farmacêuticas, assim como uma rentabilidade do espaço em armazém, uma melhoria na prestação de serviços ao doente e aos profissionais de saúde e uma diminuição dos erros relativamente à dispensa de especialidades farmacêuticas. Através deste trabalho podemos concluir que muitos dos problemas foram solucionados: verificou-se uma menor diferença entre o stock informático e o stock real e, posteriormente, uma redução dos níveis de stocks, assim como uma diminuição da rutura dos mesmos e um menor desperdício relativamente aos medicamentos fora da validade. Em relação ao espaço físico, o fluxo tornou-se mais linear e constante, as áreas delimitadas tornaram-se mais claras, o picking mais rápido, a possibilidade de errar diminuiu bastante e passou-se a prestar um serviço com muito mais qualidade quer ao doente, quer aos restantes profissionais de saúde. O tempo desperdiçado foi diminuído e a cooperação entre os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica e os Farmacêuticos intensificou-se.
- Assessment of nutritional and metabolic profiles of pea shoots: The new ready-to-eat baby-leaf vegetablePublication . Santos, J.; Herrero, M.; Mendiola, J. A.; Oliva-Teles, M. T.; Ibañez, E.; Delerue-Matos, Cristina; Oliveira, M. Beatriz P. P.Pea-shoots are a new option as ready-to-eat baby-leaf vegetable. However, data about the nutritional composition and the shelf-life stability of these leaves, especially their phytonutrient composition is scarce. In this work, the macronutrient, micronutrient and phytonutrients profile of minimally processed pea shoots were evaluated at the beginning and at the end of a 10-day storage period. Several physicochemical characteristics (color, pH, total soluble solids, and total titratable acidity) were also monitored. Standard AOAC methods were applied in the nutritional value evaluation, while chromatographic methods with UV–vis and mass detection were used to analyze free forms of vitamins (HPLC-DAD-ESI-MS/MS), carotenoids (HPLC-DAD-APCI-MSn) and flavonoid compounds (HPLC-DAD-ESI-MSn). Atomic absorption spectrometry (HR-CS-AAS) was employed to characterize the mineral content of the leaves. As expected, pea leaves had a high water (91.5%) and low fat (0.3%) and carbohydrate (1.9%) contents, being a good source of dietary fiber (2.1%). Pea shoots showed a high content of vitamins C, E and A, potassium and phosphorous compared to other ready-to-eat green leafy vegetables. The carotenoid profile revealed a high content of β-carotene and lutein, typical from green leafy vegetables. The leaves had a mean flavonoid content of 329 mg/100 g of fresh product, mainly composed by glycosylated quercetin and kaempferol derivatives. Pea shoots kept their fresh appearance during the storage being color maintained throughout the shelf-life. The nutritional composition was in general stable during storage, showing some significant (p < 0.05) variation in certain water-soluble vitamins.
- Empregabilidade e percursos profissionais dos licenciados em Farmácia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto –Um survey exploratórioPublication . Pereira, Raquel; Jesus, ÂngeloOs técnicos de diagnóstico e terapêutica (TDT) são profissionais da área da saúde que exercem a sua profissão em campos diversificados, passando pela área das ciências morfológicas e funcionais, química, física, farmacologia, entre outras. Esta profissão está caracterizada pela utilização de técnicas de base científica com fins de promoção de saúde e prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, ou de reabilitação. Os TDT desenvolvem a sua profissão em complementaridade funcional com outros grupos que também exercem na área de saúde, com igual dignidade e autonomia técnica de exercício profissional. É nesta categoria profissional que se inserem os Técnicos de Farmácia, profissionais. A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP) é uma das principais Instituições de Ensino Superior no que diz respeito à formação destes profissionais. Considerando o actual estado socioeconómico do país e a falta de estatísticas oficiais sobre a empregabilidade dos Técnicos de Farmácia, tornou-se necessário desenvolver um estudo exploratório sobre a temática. Desenvolveu-se um survey transversal de carácter exploratório e com âmbito nacional. Da amostra recolhida, foram seleccionados os antigos estudantes da ESTSP, sendo posteriormente analisados parâmetros relativos a taxa de empregabilidade e percursos profissionais. Foram considerados válidos 123 questionários. Setenta e cinco por cento dos inquiridos eram do sexo feminino, sendo que 85% encontrava-se na faixa etária entre os 22 e 35 anos. A maioria dos inquiridos (74%), encontram-se a trabalhar há mais de um ano, exercendo a profissão de Técnico de Farmácia, particularmente em Farmácia de Oficina. Percentagens residuais de inquiridos encontram-se a exercer outra profissão, ou enveredaram por outros percursos académicos. A maioria dos inquiridos, continua a exercer a sua profissão na zona norte do país, mas é de notar uma tendência nos últimos anos para a ocupação de outras zonas geográficas. Este survey de carácter exploratório permitiu traçar um mapa genérico do percurso profissional dos Técnicos de Farmácia licenciados pela ESTSP. Estas conclusões, permitirão agora delinear uma estratégia de maior abrangência e em maior escala
- Erros de medicação no acto de dispensa – Uma perspectiva do profissional de farmáciaPublication . Vasconcelos, Mafalda; Jesus, ÂngeloNo presente artigo efectuamos uma revisão narrativa sobre erros de medicação, com um foco específico sobre erros de medicação que ocorrem aquando da dispensa de medicamentos. Pretende-se com este texto, contribuir para um maior entendimento deste fenómeno assim como elencar estratégias de minimização do risco.
- Construção e validação de um instrumento para avaliar a satisfação e importância atribuída aos serviços de enfermagem prestados na área da saúde mentalPublication . Mota, Sandra; Araújo, Maria José; Trigueiro, Maria João; Leuchner, António; Amorim, ManuelaA avaliação da satisfação dos utentes é um indicador da qualidade e eficácia dos cuidados de saúde prestados, pelo que é da maior importância ter instrumentos válidos para a recolha desta informação. Na existência de poucos instrumentos que cumpram esses requisitos, procedemos à construção e validação de um que permitisse avaliar a satisfação dos utentes e a importância que estes atribuem aos cuidados prestados numa instituição de saúde mental. Avaliou-se as propriedades psicométricas do instrumento, através dos testes α de Cronbach, Ró de Spearman e análise fatorial, numa amostra de 95 utentes. Verificou-se que o instrumento cumpriu os critérios intermédios necessários para ser considerado um instrumento validado para os utentes de consulta externa de cuidados de enfermagem de uma instituição de saúde mental. Verificou-se ainda que os utentes se encontram satisfeitos com os cuidados prestados e consideram estes cuidados importantes.
- Prevalência de perfis lipídico e glicémico alterados em pacientes com esquizofreniaPublication . Amorim, Manuela; Moreira, Anabela; Monteiro, Pedro; Curral, Rosário; Marques, AntónioOs pacientes com esquizofrenia (SCZ) apresentam anomalias importantes no metabolismo lipídico e da glicose, que podem ser induzidas pela terapia antipsicótica (AP) e pelo estilo de vida associado. O risco de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e síndrome metabólica está aumentado nestes pacientes, que apresentam taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares duas vezes mais elevada do que a população geral. Analisar a prevalência de alterações nos perfis lipídicos e glicémicos e a terapêutica AP numa amostra de pacientes SCZ. Realizou-se um estudo retrospetivo aos registos de perfis lipídico e glicémico e da terapia AP de pacientes SCZ de uma unidade de dia de cuidados de saúde mental, de 2009 a 2011. Selecionámos para estudo individualizado os casos que cumpriam os seguintes critérios: presença de fatores de risco cardiovascular, hiperglicemia ou fatores indicadores de síndrome metabólica. A amostra foi constituída por 51 pacientes SCZ, dos quais registámos 5 casos com fatores de risco cardiovascular, 6 com hiperglicemia indicadora de diabetes e 7 com fatores laboratoriais indicadores de síndrome metabólica. Para estes casos, analisámos o agente antipsicótico prescrito. Os dados mostram a necessidade de monitorização dos efeitos secundários metabólicos da terapia AP e do estabelecimento de medidas corretivas (alimentares, estilo de vida e terapêuticas).
- Drug-drug interactions and risk factors of interactions in oncologyPublication . Fernandes, Sara; Teixeira, S.; Ferraz Oliveira, RitaDrug-Drug interactions (DDI’s) are a frequent occurrence in clinical practice and in particular in oncology. Cancer patients are assumed as a risk group, mainly due to the high number of drugs related, as well as the changes inherent in the cancer context. In the context of cancer, the studies on DDI's in oncology are reduced in number, presenting incidences ranging from 12% to 63%, depending on the type of population study. Following the high morbidity and mortality that can be associated with DDI's, there is a need to conduct further study on this topic, in order to minimize the occurrence of dangerous DDI's and ensure the prescription and administration of effective and secure therapeutics. Identify and characterize the most commons DDI’s and identify possible risk factors involved in the occurrence of DDI's, in oncology. It was performed a literature review of articles published in several electronic databases (Pubmed, Ebsco and B-on), about DDI’s in the context of cancer patients, from the year 2005. After analysis of the articles obtained were considered seven articles, six articles on the occurrence of potential DDI’s and one study on the occurrence of real DDI’s, in oncology. It should be noted the reduced percentage of studies on real DDI's, where was verified that about 2% of the patients studied were exposed to DDI's. As regards to the potential DDI's, it is noteworthy the high number of DDI's detected and the high percentage of cancer patients exposed, both ambulatory context as in internment (about one-third of subjects in study). Regardless of the type of cancer patient studied, the drugs most referenced are anticonvulsant, antihypertensive and warfarin. The interactions detected were mainly pharmacokinetics and of moderate severity. As regards to risk factors were identified the age, the presence of comorbidities and the polypharmacy, the latter being described as the main factor for the occurrence of DDI's. In short, it was verified that DDI's in oncology require special attention, so the implementation of strategies allowing precocious detection are essential or even avoiding its occurrence. Besides clinical issues involved, DDI’s are associated to a major economic impact, so their complication becomes a higher cost to this patient’s treatment. The health professional is an essential agent preventing DDI's, to ensure the effectiveness of therapy and quality of life of patients.
- Aconselhamento em Fitoterapia: afecções do tracto urinárioPublication . Gregório, Cristiana; Pinho, CláudiaAs afecções do tracto urinário, e em concreto as infecções das vias urinárias inferiores não complicadas ou cistites, são das mais prevalentes entre a população. Nos últimos anos, o abuso de medicamentos convencionais para tratamento de afecções do tracto urinário tem levado a problemas, como o aumento de resistências a antibióticos ou de efeitos adversos. A fitoterapia apresenta-se como uma alternativa viável, sendo muitas as plantas utilizadas, com acção diurética ou antimicrobiana. Sendo os profissionais de farmácia dos primeiros profissionais a serem procurados pela população, e uma vez que as afecções do tracto urinário constituem um problema actual, é importante avaliar se estes profissionais têm as bases e conhecimentos necessários, para realizar um aconselhamento adequado. Estudo observacional, descritivo simples, de carácter transversal, realizado entre Outubro de 2012 e Junho de 2013. A população-alvo do estudo foram os profissionais de farmácias comunitárias da freguesia de Cedofeita, concelho do Porto, e a amostra foi de 41 profissionais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem não probabilística por conveniência. A recolha dos dados foi realizada através da aplicação de um questionário anónimo e confidencial. A análise estatística foi feita através do programa SPSS®. Dos 31 questionários obtidos, 61,3% são do sexo feminino e 38,7% do sexo masculino. Dos 21 inquiridos que frequentaram o ensino superior, 71,4% afirmaram ter tido alguma Unidade Curricular cujo conteúdo programático incluiu o aconselhamento recorrendo a plantas medicinais. Quanto às perguntas feitas para avaliar o conhecimento dos profissionais face aos fitoterápicos utilizados em infecções urinárias e na litíase renal, apenas 13% dos inquiridos respondeu correctamente a mais de 20 questões num total de 24. No que diz respeito à avaliação das práticas de aconselhamento, 58,1% dos profissionais aconselha regularmente fitoterápicos para prevenção ou tratamento de infecções urinárias. Dos 31 profissionais que participaram no estudo, 93,5% considera que os seus conhecimentos na área da fitoterapia aplicada a afecções do tracto urinário são insuficientes para prestar um correcto aconselhamento aos utentes. Os resultados sugerem que muitos profissionais não possuem conhecimentos suficientes na área da fitoterapia aliada à prevenção e tratamento de afecções do tracto urinário, tendo a maioria dos profissionais admitido necessitar de formação adicional na área das terapêuticas não convencionais.
- Intoxicações agudas: análise num hospital central do grande PortoPublication . Mendes, F.; Rocha, Carla; Carvalho, Ana FilipaAs intoxicações agudas, voluntárias ou não, são um grave problema de saúde pública. Em Portugal, existem escassos estudos sobre a prevalência de intoxicações agudas, principalmente sobre as intoxicações medicamentosas, pelo que é este um tema de extrema importância. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as intoxicações medicamentosas estão entre as quarta e sexta causas de morte nos países ocidentais. Assim, o presente estudo tem como objetivo primordial a identificação dos elementos tóxicos contribuintes para a intoxicação. Inicialmente, procedeu-se à caraterização da população da amostra, bem como, à análise estatística do número, do tóxico utilizado e do tratamento instituído dos casos de intoxicações agudas que num período de 6 meses recorreram ao serviço de urgência de um hospital central do Porto. Desta forma, tornou-se possível detetar que a maioria das intoxicações agudas era medicamentosa, sendo os ansiolíticos o grupo mais comum, principalmente as benzodiazepinas. O facto de as intoxicações agudas ocorrerem com este grupo de fármacos advém tanto dos hábitos de prescrição como da facilidade de acesso ao tóxico por parte do doente. Neste sentido, a Consultora IMS Health apontou, em 2012, números que facilmente demonstram tal teoria - 7.753.193 ansiolíticos e 6.095.634 antidepressivos prescritos. O crescimento das vendas destes tipos de fármacos é também claro, em relação a 2011, uma vez que, apresentam aumentos na ordem dos 1,2% e 7,7%, respetivamente. Avançando o Infarmed, o consumo de tranquilizantes em Portugal como um problema de saúde pública. Segundo publicação do Jornal de Notícias, em Portugal são consumidas 96 doses diárias de benzodiazepinas por cada 1000 habitantes, sendo os fármacos mais consumidos, entre 2000 e 2012, o Alprazolam e o Lorazepam. Para Álvaro de Carvalho, Coordenador do Plano Nacional para a Saúde Mental, o uso excessivo das benzodiazepinas "traduz uma prática clínica discutível, levanta suspeitas de que são dispensadas na farmácia sem receita médica" e retratam utilizações incorretas em que o doente não está isento de responsabilidade. O mesmo defende, entre outras medidas, uma redução da comparticipação das benzodiazepinas para baixar o seu consumo, facto comprovado por um estudo do Infarmed que identifica resultados positivos nos antidepressivos. O presente estudo avança como medidas para a redução deste tipo de substância, de modo a evitar intoxicações, o redimensionamento das embalagens, isto é, um menor número de unidades por caixa, e o maior controlo no ato da sua dispensa.
- “Guia da amamentação" construção de um conteúdo eletrónicoPublication . Vieira, Fábio; Jesus, ÂngeloA Academia Americana de Pediatria aconselha o aleitamento materno pelo menos até aos 6 meses, não devendo ser dada qualquer alimento ou líquido que não o leite materno, nem mesmo água. No entanto, estudos portugueses indicam que só 34% das mães cumpre os períodos recomendados. O leite materno confere protecção da saúde quer das crianças quer das mães, para além dos benefícios psicossociais, económicos e ambientais. Trata-se de um alimento vivo, completo e natural, adequado a quase todos os recém-nascidos. Pretende-se construir um conteúdo electrónico que verse o aconselhamento em amamentação, direccionado para jovens mães, profissionais de saúde e demais intervenientes. Procedeu-se a uma revisão da literatura de artigos científicos, guidelines e relatórios de actuação providenciados por entidades acreditadas. A informação foi organizada numa matriz com o intuito de facilitar a sua utilização em formato online. Para a construção do conteúdo electrónico foi utilizado o software Xerte® . O aconselhamento em puericultura é vasto pelo que haverá sempre a possibilidade de produzir conteúdos electrónicos que auxiliam os pais na fase de crescimento infantil. A produção e avaliação de conteúdos electrónicos pode constituir um desafio acrescido para os investigadores, porém a utilização da metodologia apresentada poderá constituir uma mais-valia neste processo. A construção do conteúdo electrónico “Guia da Amamentação” representou um primeiro passo. Espera-se também que este se estenda a demais profissionais de saúde para obter uma credível avaliação e validação.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »