Browsing by Issue Date, starting with "2014-04"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- O sistema Kaizen nos serviços farmacêuticos do Hospital Pedro HispanoPublication . Guedes, Ana Catarina da Silva; Couto, Maria Cristina da Rocha de Araújo; Silva, Joana Andreia Barbosa; Silva, Rita Pilar Pereira Marques daNo sentido de reduzir e diminuir possíveis ruturas de stock, em 2007 foi implementado nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano o método Kaizen que tem como principais objetivos criar uma atitude positiva por parte dos colaboradores, uma abertura dos mesmos para a mudança, uma capacidade para detetar erros e a busca incessante da melhoria contínua. A implementação desta metodologia de trabalho tem como principais focos a redução de stocks e níveis de rutura, rentabilização da utilização dos espaços, otimização do fluxo de informação, libertação dos colaboradores para o desempenho de tarefas de valor acrescentado e aumento da produtividade. Este trabalho realizou-se tendo por base um estudo observacional, apoiado numa breve revisão bibliográfica e num suporte fotográfico do sistema Kaizen, presente nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano. Após a implementação do Sistema Kaizen verificou-se a redução de 35% do stock disponível nos serviços e de 32% no valor do stock do armazém das especialidades farmacêuticas, assim como uma rentabilidade do espaço em armazém, uma melhoria na prestação de serviços ao doente e aos profissionais de saúde e uma diminuição dos erros relativamente à dispensa de especialidades farmacêuticas. Através deste trabalho podemos concluir que muitos dos problemas foram solucionados: verificou-se uma menor diferença entre o stock informático e o stock real e, posteriormente, uma redução dos níveis de stocks, assim como uma diminuição da rutura dos mesmos e um menor desperdício relativamente aos medicamentos fora da validade. Em relação ao espaço físico, o fluxo tornou-se mais linear e constante, as áreas delimitadas tornaram-se mais claras, o picking mais rápido, a possibilidade de errar diminuiu bastante e passou-se a prestar um serviço com muito mais qualidade quer ao doente, quer aos restantes profissionais de saúde. O tempo desperdiçado foi diminuído e a cooperação entre os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica e os Farmacêuticos intensificou-se.
- Empregabilidade e percursos profissionais dos licenciados em Farmácia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto –Um survey exploratórioPublication . Pereira, Raquel; Jesus, ÂngeloOs técnicos de diagnóstico e terapêutica (TDT) são profissionais da área da saúde que exercem a sua profissão em campos diversificados, passando pela área das ciências morfológicas e funcionais, química, física, farmacologia, entre outras. Esta profissão está caracterizada pela utilização de técnicas de base científica com fins de promoção de saúde e prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, ou de reabilitação. Os TDT desenvolvem a sua profissão em complementaridade funcional com outros grupos que também exercem na área de saúde, com igual dignidade e autonomia técnica de exercício profissional. É nesta categoria profissional que se inserem os Técnicos de Farmácia, profissionais. A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP) é uma das principais Instituições de Ensino Superior no que diz respeito à formação destes profissionais. Considerando o actual estado socioeconómico do país e a falta de estatísticas oficiais sobre a empregabilidade dos Técnicos de Farmácia, tornou-se necessário desenvolver um estudo exploratório sobre a temática. Desenvolveu-se um survey transversal de carácter exploratório e com âmbito nacional. Da amostra recolhida, foram seleccionados os antigos estudantes da ESTSP, sendo posteriormente analisados parâmetros relativos a taxa de empregabilidade e percursos profissionais. Foram considerados válidos 123 questionários. Setenta e cinco por cento dos inquiridos eram do sexo feminino, sendo que 85% encontrava-se na faixa etária entre os 22 e 35 anos. A maioria dos inquiridos (74%), encontram-se a trabalhar há mais de um ano, exercendo a profissão de Técnico de Farmácia, particularmente em Farmácia de Oficina. Percentagens residuais de inquiridos encontram-se a exercer outra profissão, ou enveredaram por outros percursos académicos. A maioria dos inquiridos, continua a exercer a sua profissão na zona norte do país, mas é de notar uma tendência nos últimos anos para a ocupação de outras zonas geográficas. Este survey de carácter exploratório permitiu traçar um mapa genérico do percurso profissional dos Técnicos de Farmácia licenciados pela ESTSP. Estas conclusões, permitirão agora delinear uma estratégia de maior abrangência e em maior escala
- Erros de medicação no acto de dispensa – Uma perspectiva do profissional de farmáciaPublication . Vasconcelos, Mafalda; Jesus, ÂngeloNo presente artigo efectuamos uma revisão narrativa sobre erros de medicação, com um foco específico sobre erros de medicação que ocorrem aquando da dispensa de medicamentos. Pretende-se com este texto, contribuir para um maior entendimento deste fenómeno assim como elencar estratégias de minimização do risco.
- Assessment of nutritional and metabolic profiles of pea shoots: The new ready-to-eat baby-leaf vegetablePublication . Santos, J.; Herrero, M.; Mendiola, J. A.; Oliva-Teles, M. T.; Ibañez, E.; Delerue-Matos, Cristina; Oliveira, M. Beatriz P. P.Pea-shoots are a new option as ready-to-eat baby-leaf vegetable. However, data about the nutritional composition and the shelf-life stability of these leaves, especially their phytonutrient composition is scarce. In this work, the macronutrient, micronutrient and phytonutrients profile of minimally processed pea shoots were evaluated at the beginning and at the end of a 10-day storage period. Several physicochemical characteristics (color, pH, total soluble solids, and total titratable acidity) were also monitored. Standard AOAC methods were applied in the nutritional value evaluation, while chromatographic methods with UV–vis and mass detection were used to analyze free forms of vitamins (HPLC-DAD-ESI-MS/MS), carotenoids (HPLC-DAD-APCI-MSn) and flavonoid compounds (HPLC-DAD-ESI-MSn). Atomic absorption spectrometry (HR-CS-AAS) was employed to characterize the mineral content of the leaves. As expected, pea leaves had a high water (91.5%) and low fat (0.3%) and carbohydrate (1.9%) contents, being a good source of dietary fiber (2.1%). Pea shoots showed a high content of vitamins C, E and A, potassium and phosphorous compared to other ready-to-eat green leafy vegetables. The carotenoid profile revealed a high content of β-carotene and lutein, typical from green leafy vegetables. The leaves had a mean flavonoid content of 329 mg/100 g of fresh product, mainly composed by glycosylated quercetin and kaempferol derivatives. Pea shoots kept their fresh appearance during the storage being color maintained throughout the shelf-life. The nutritional composition was in general stable during storage, showing some significant (p < 0.05) variation in certain water-soluble vitamins.
- “Guia da amamentação" construção de um conteúdo eletrónicoPublication . Vieira, Fábio; Jesus, ÂngeloA Academia Americana de Pediatria aconselha o aleitamento materno pelo menos até aos 6 meses, não devendo ser dada qualquer alimento ou líquido que não o leite materno, nem mesmo água. No entanto, estudos portugueses indicam que só 34% das mães cumpre os períodos recomendados. O leite materno confere protecção da saúde quer das crianças quer das mães, para além dos benefícios psicossociais, económicos e ambientais. Trata-se de um alimento vivo, completo e natural, adequado a quase todos os recém-nascidos. Pretende-se construir um conteúdo electrónico que verse o aconselhamento em amamentação, direccionado para jovens mães, profissionais de saúde e demais intervenientes. Procedeu-se a uma revisão da literatura de artigos científicos, guidelines e relatórios de actuação providenciados por entidades acreditadas. A informação foi organizada numa matriz com o intuito de facilitar a sua utilização em formato online. Para a construção do conteúdo electrónico foi utilizado o software Xerte® . O aconselhamento em puericultura é vasto pelo que haverá sempre a possibilidade de produzir conteúdos electrónicos que auxiliam os pais na fase de crescimento infantil. A produção e avaliação de conteúdos electrónicos pode constituir um desafio acrescido para os investigadores, porém a utilização da metodologia apresentada poderá constituir uma mais-valia neste processo. A construção do conteúdo electrónico “Guia da Amamentação” representou um primeiro passo. Espera-se também que este se estenda a demais profissionais de saúde para obter uma credível avaliação e validação.
- Erros e medicação Look-a-Likes/Sound-a-LikesPublication . Mendes, F.; Rocha, Carla; Carvalho, Ana FilipaA segurança do doente é essencial para a qualidade da prestação de serviços de saúde, uma vez que, os erros de medicação têm como consequências a incapacidade ou até a morte. Assim, torna-se fulcral a necessidade de instituir mecanismos de deteção e prevenção. Ao nível dos Serviços Farmacêuticos (SF), os erros possíveis derivam de múltiplos fatores tais como a designação e aparência de medicamentos semelhantes, a errada interpretação de prescrição médica facilitada pela utilização de siglas, e ainda, a má identificação do doente. No entanto, o primeiro fator apontado destaca-se como a causa mais comum de erro de medicação, podendo este ocorrer em qualquer etapa da utilização do medicamento. Nos Estados Unidos da América, cerca de 10% do total de erros de medicação resultam da confusão da designação do medicamento. Outro erro identificado é a administração incorreta de soluções eletrolíticas, como é o caso do cloreto de potássio em ampolas. Este não pode ser administrado sem a sua diluição prévia mas, a sua rotulagem não alerta para esta especificidade, tornando mais propicia a ocorrência do erro. Assim, os SF assumem uma função de extrema importância no combate do erro, ao dispensar medicamentas devidamente identificados. Neste estudo pretende-se demonstrar vários exemplos de erros que podem ocorrer em qualquer etapa da utilização do medicamento, do tipo Look-alikes/Sound-alikes, da aparência semelhante e má identificação dos medicamentos.
- Interações medicamentosas na população idosa - Estudo de caso num lar domiciliário do grande PortoPublication . Rocha, Carla; Correia, Vítor; Jesus, ÂngeloInterações medicamentosas são definidas como a modulação da atividade farmacológica de um determinado medicamento, pela administração prévia ou concomitante de outro. A interação pode também estar interligada com a administração de alimentos ou nutrientes. A ocorrência de interações medicamentosas pode ser influenciada por fatores genéticos, idade, condições gerais de saúde, funções renal e hepática, consumo de álcool, tabagismo, dieta, assim como fatores ambientais e fatores do próprio medicamento. A população idosa é particularmente suscetível às interações medicamentosas devido às alterações fisiológicas e à polimedicação. Com este estudo de caso pretendeu-se analisar uma população de idosos (22) num lar domiciliário do Grande Porto, e aferir sobre a presença e gravidade de interações medicamentosas. Realizou-se uma intervenção junto de pacientes institucionalizados durante o mês de Março de 2014, seguindo os pressupostos dos métodos Dáder. Os dados foram organizados numa matriz e classificadas as interações medicamentosas de acordo com a proposta da Micromedex®. A amostra consistiu em 6 indivíduos do sexo masculino e 16 do sexo feminino, com uma média de idades de 79,6 anos. Em média, cada paciente administra diariamente 6 medicamentos. Foram detetadas 10 interações Major, 92 interações Significantes e 38 Minor. Da população estudada, 8 pacientes tinham interações Major e 18 tinham interações Significantes. Apenas 1 paciente, não tem qualquer tipo de interações detalhadas. Considerando o número reduzido de pacientes, o número total de interações detetadas foi extremamente elevado (140). Este estudo de caso, embora limitado em termos temporais e amostrais, permitenos inferir que a população idosa, particularmente a população institucionalizada, carece de cuidados de seguimento farmacoterapêutico que permitam identificar, monitorizar e controlar reações adversas inerentes à polimedicação. Espera-se que os dados deste trabalho possam servir de base para um estudo mais alargado e aprofundado sobre a temática e ao mesmo tempo contribuir para uma sensibilização da importância do seguimento farmacoterapêutico na população idosa.
- O contributo da reconciliação terapêutica para a utilização segura e eficaz de medicamentosPublication . Teixeira, S.; Fernandes, Sara; Oliveira, RitaOs erros de medicação apresentam-se como uma importante causa de eventos adversos em pacientes hospitalizados, nomeadamente em momentos de transição de cuidados de saúde, tendo acrescidos custos significativos e implicações para a saúde e bem-estar dos pacientes. A reconciliação terapêutica tem sido reconhecida como um processo importante nos momentos de transição de cuidados de saúde para evitar erros de medicação, permitindo a obtenção de uma lista completa e actualizada de todos os medicamentos que o doente faz em regime de ambulatório e compará-la com a prescrição médica realizada nos momentos de transição de cuidados de saúde. Avaliar a importância da prática da reconciliação terapêutica na minimização e interceção de erros de medicação na admissão e alta hospitalar; averiguar a frequência, tipo e importância clínica dos erros de medicação nestes momentos; discutir a importância dos sistemas eletrónicos e dos profissionais de farmácia na prática da reconciliação terapêutica. Efetuou-se uma revisão bibliográfica de artigos publicados a partir de 2006 sobre a temática, obtidos em diferentes bases de dados online (PubMed, B-on, Ebsco), e que respeitassem os objetivos propostos. Foram analisados 17 artigos, cujos estudos foram realizados em diversos serviços hospitalares (medicina geral, unidade de cuidados intensivos, unidades de cirurgia geral e cardiovascular, serviços de urgência, cardiologia, pneumologia, traumatologia e neurocirurgia), bem como em diferentes momentos de transição de cuidados de saúde, mais precisamente, na admissão e alta hospitalar. Os estudos analisados demonstram que a reconciliação terapêutica possibilita a minimização e intercepção de erros de medicação proporcionando uma maior segurança ao paciente. A reconciliação terapêutica é assim um elemento importante da segurança do paciente, sendo uma prática essencial para reduzir os erros de medicação em torno das hospitalizações bem como de todas as consequências associadas aos mesmos. É importante ainda destacar o profissional de farmácia e os sistemas eletrónicos como aliados preponderantes para a aplicação desta prática de forma eficaz. Desta forma, a reconciliação terapêutica pode e deve ser vista como um ponto de partida para a realização de um seguimento farmacoterapêutico com o intuito de promover o uso racional de medicamentos e promover a segurança contínua do paciente.
- Eficácia e segurança de medicamentos oftálmicos na conjuntivite alérgica e síndrome do olho secoPublication . Santos, Catarina; Jesus, ÂngeloA conjuntivite alérgica e a síndrome do olho seco são as duas patologias oculares em que é permitida a automedicação e embora raramente provoquem perda visual permanente ou dano estrutural da córnea, apresentam um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Por isso, os medicamentos não sujeitos a receita médica são frequentemente recomendados como tratamento de primeira linha que, sempre que possível, deve ser combinado com a adopção de medidas não farmacológicas. Rever a evidência disponível sobre a eficácia e segurança dos MNSRM que apresentam como indicação terapêutica o tratamento da conjuntivite alérgica e da síndrome do olho seco e criar um referencial de actuação relativo ao aconselhamento farmacoterapêutico destas duas patologias oculares. Efectuou-se uma revisão sistemática através de uma pesquisa bibliográfica em diversas bases de dados científicas internacionais, seguindo critérios de inclusão específicos. Os estudos seleccionados foram avaliados de acordo com a classificação de Oxford Centre for Evidence-Based Medicine. Os MNSRM utilizados na conjuntivite alérgica apresentaram eficácia clínica comprovada por resultados estatisticamente significativos em comparação com o placebo no tratamento desta patologia. Estas substâncias activas exibiram um perfil de segurança bem estabelecido e similar ao placebo. As lágrimas artificiais não sujeitas a receita médica (carbómero, hipromelose e álcool polivinílico) mostraram resultados satisfatórios no alívio sintomático da síndrome do olho seco em relação ao placebo, contudo não impedem a progressão da doença. As conclusões deste projecto de investigação devem ter em consideração o reduzido número de estudos analisados e a variação entre os protocolos de actuação e população dos ensaios clínicos.
- Evolution of the application and database with aspectsPublication . Pereira, Rui Humberto; Perez-Schofield, J. BaltasarGenerally, the evolution process of applications has impact on their underlining data models, thus becoming a time-consuming problem for programmers and database administrators. In this paper we address this problem within an aspect-oriented approach, which is based on a meta-model for orthogonal persistent programming systems. Applying reflection techniques, our meta-model aims to be simpler than its competitors. Furthermore, it enables database multi-version schemas. We also discuss two case studies in order to demonstrate the advantages of our approach.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
