Repository logo
 
Publication

Participação e Envolvimento das famílias em contexto de Creche e Educação Pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Carla Patrícia Silva
dc.contributor.advisorFigueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Catarina Ferreira
dc.date.accessioned2024-06-19T10:39:08Z
dc.date.available2024-06-19T10:39:08Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente relatório de estágio aborda o processo de formação da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada em contexto de Creche e Educação Pré-Escolar. Dividido em três capítulos, este documento tem como objetivo explorar as competências e as aprendizagens desenvolvidas no decorrer dos dois estágios profissionalizantes, tendo como temática principal a participação e o envolvimento das famílias nos contextos educativos. Ao longo do trabalho, apresenta-se a fundamentação das ações pedagógicas através de referentes teórico-legais e mobilizam-se, entre os diferentes capítulos, conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos, com vista a fortalecer a prática educativa. As ações educativas desenvolvidas seguiram as linhas orientadoras da metodologia investigação-ação, através da qual se percorreu, de uma forma intuitiva, um ciclo de processos composto pelas fases de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, com a intenção de evolução e transformação das mesmas. O desenvolvimento do presente relatório de estágio permitiu concluir que a participação das famílias se traduz num processo gradual e demorado, sendo necessário assumir uma postura de resiliência e perseverança face às realidades mais adversas. Posto isto, este trabalho enfatiza a importância da reflexão crítica e colaborativa na procura das estratégias que melhor se adequam a cada contexto educativo, de modo a maximizar a participação e envolvimento das famílias.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report addresses the training process of the master's student during the Supervised Educational Practice in the context of Nursery and Pre-School Education. Divided into three chapters, this document aims to explore the competencies and learning developed during the two professionalizing internships, with the main theme being the participation and involvement of families in educational contexts. Throughout the work, the foundation of pedagogical actions is presented through theoretical-legal references, and theoretical, pedagogical, and didactic knowledge are mobilized among the different chapters, aiming to strengthen educational practice. The educational actions developed followed the guidelines of the action research methodology, through which, intuitively, a cycle of processes composed of the phases of observation, planning, action, evaluation, and reflection was traversed, with the intention of evolution and transformation of educational practices. The development of this internship report allowed concluding that family participation translates into a gradual and lengthy process, requiring an attitude of resilience and perseverance in the face of more adverse realities. Therefore, this work emphasizes the importance of critical and collaborative reflection in seeking strategies that best suit each educational context, in order to maximize family participation and involvement.pt_PT
dc.identifier.tid203651197
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25688
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectInvolvementpt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectAction Researchpt_PT
dc.titleParticipação e Envolvimento das famílias em contexto de Creche e Educação Pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Gonçalves_2024.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: