Repository logo
 
Publication

A Audição interior – estratégias para a sua Implementação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.authorFernandes, Pedro Gilberto Rodrigues
dc.date.accessioned2017-03-29T12:24:58Z
dc.date.available2017-03-29T12:24:58Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical -, das Escolas Superiores de Educação e de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto e descreve a Prática de Ensino Supervisionada realizada no Ensino Básico e Secundário do Ensino Vocacional de Música e o desenvolvimento de um projeto de investigação. No primeiro capítulo deste relatório é apresentada uma caracterização do centro de estágio e comunidade escolar em que estivemos envolvidos: Conservatório de Música de Vila do Conde. No segundo capítulo serão analisados os dados referentes à Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Básico e Secundário. Nele serão apresentados e fundamentados aspetos relativos à lecionação, planificação, observação de aulas e outras atividades desenvolvidas nas práticas educativas. No terceiro capítulo será apresentado o projeto de investigação intitulado A audição interior - Estratégias para a sua implementação que tem como intuito contribuir para uma maior compreensão dos fenómenos de assimilação e perceção musical ligados à representação interna do som, ou, por outas palavras, estudar o fenómeno da audição interior, na perspetiva de averiguar e estimular o grau de proficiência de audição interior dos alunos alvo de estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis report is submitted in partial fulfilment of the requirements for the degree of Master in Music Education – Ear Training, in the Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. It comprises the Supervised Teaching Practice in Basic Education and Secondary Vocational School of Music, and the research project. The first chapter presents a description of the school where the teacher training practice took place and the school’s community. The second chapter is dedicated to the analysis of the data and all the material used and produced in the teacher training practice and will be considering different aspects such as lesson planning, teaching, classroom observations and other activities in context. The third chapter will be presenting the research project entitled The inner hearing - Strategies for implementation and development, which intends to be a contribution to a better understanding of the phenomena of assimilation and musical perception linked to the internal representation of the sound. The study looks to processes developed by the students and seeks to stimulate the proficiency of a specific target group.pt_PT
dc.identifier.tid201690055
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9754
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectaudição interiorpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectEar trainingpt_PT
dc.subjectInner hearingpt_PT
dc.titleA Audição interior – estratégias para a sua Implementaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_PedroFernandes_2015.pdf
Size:
39.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: