Repository logo
 
Publication

Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées

dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorGuedes, Maria José Souza
dc.contributor.authorReis, Francisco Miguel Freire dos
dc.date.accessioned2019-01-04T14:45:04Z
dc.date.available2019-01-04T14:45:04Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.description.abstractO presente relatório reflexivo atesta o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio que integra o Mestrado em Ensino de Música (Instrumento – piano) da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, compreendendo também um pequeno projeto de investigação que incide na exploração dos métodos de trabalho de Alfred Cortot e Monique Deschaussées relativos aos primeiros seis Estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849). O primeiro capítulo destina-se à contextualização das atividades. O segundo sumariza a prática de ensino supervisionada, nomeadamente a observação e a lecionação de aulas, incluindo os materiais relevantes. O terceiro e último incide no projeto de investigação em questão. Partindo de uma abordagem de análise de conteúdo, procedeu-se ao estudo comparativo das perspetivas técnico-interpretativas de dois relevantes pianistas do século XX. Procurou-se entrar em detalhe nas questões de destreza pianística de uma das obras maiores do repertório do piano, dando assim um contributo para uma pedagogia informada.pt_PT
dc.description.abstractThe present reflective report aims to attest the work carried out within the context of the internship that is part of the Master Degree in Music Education (Instrument – piano) from Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo and includes a brief investigation project as well, which is focused on the exploration of the study methods by Alfred Cortot and Monique Deschaussées for the first six of F. Chopin’s Études op. 10. The first chapter contextualizes the activities. The second summarizes the supervised educational practice, namely lesson observation and lesson teaching, and comprises the relevant documentation. The third and last one is concerned with the investigation project in question. Through a content analysis approach, a comparative study of the technical and interpretative perspectives of two relevant pianists of the 20th century was devised, intending to go into detail on the issues of pianistic dexterity of one of the major works of the piano repertoire and thus contributing to an informed pedagogy.pt_PT
dc.identifier.tid202130088pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12535
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectObservação de aulaspt_PT
dc.subjectPlanificação e lecionação de aulaspt_PT
dc.subjectF. Chopinpt_PT
dc.subjectEstudos op. 10pt_PT
dc.subjectAlfred Cortotpt_PT
dc.subjectMonique Deschausséespt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectLesson observationpt_PT
dc.subjectLesson planning and teachingpt_PT
dc.subjectÉtudes op. 10pt_PT
dc.titleSeis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschausséespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, pianopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Francisco_Reis_MEM_2018.pdf
Size:
29.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: