Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorSilva, Liliana Emanuela Santos
dc.date.accessioned2018-01-05T14:58:12Z
dc.date.available2018-01-05T14:58:12Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla as aprendizagens da mestranda nos contextos de Creche e Pré-Escolar, espelhando o caminho realizado pela mesma em ambas as valências. Toda a prática foi sustentada por referentes teórico-legais e pelos processos inerentes à metodologia de investigação-ação no sentido de desenvolver uma ação adequada e que lhe permitisse uma melhoria das ações realizadas, desenvolvendo na mesma a capacidade reflexiva e investigativa. Ao longo do documento faz-se referência à criança como um ser competente e capaz, que deve ser ouvido e respeitado durante o processo educativo, o que levou a mestranda a incidir as suas práticas em pedagogias construtivistas. O/a educador/a é reconhecido como um profissional crítico e reflexivo da sua ação, que deve organizar o ambiente em seu redor e escutar a criança de forma a responder aos seus interesses e necessidades. Por último, a reflexão surge como uma oportunidade de a mestranda refletir sobre as aprendizagens desenvolvidas, avaliando as suas ações práticas sempre com o intuito de crescer e melhorar enquanto profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report follows a preschool master´s degree and contemplates the student´s learning in the contexts of kindergarden and preschool, showing both componentes. All of the practice was sustented by theoretical-legal referings and by the processes inherents to the researchaction that would allow an improvement of the performed actions, still building up the reflexive and investigative capacities. Throughout the document, the children are refered to as capable and accurate beings, who must be heard and respected through the educational process, which led the mastery student to focus her practices on constructivist pedagogies. The educator is refered to as a professional who i sable to be critical and reflexive of its actions, who must organize the environment around itself and listen to the child in order to respond to its interests and necessities. Finally the reflection comes out as an oportunity for the master student to reflect upon the acquired guidances, evaluating her practical actions always with the purpose of growing and improving as a professionalpt_PT
dc.identifier.tid201820773
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10700
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectCompetências profissionaispt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectKindergarten teatcherpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectProfessional abilitiespt_PT
dc.titleRelatório de estágio em educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Liliana Silva_2017.pdf
Size:
2.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: