Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorNora, Rute Miriam Campos
dc.date.accessioned2024-01-10T12:14:09Z
dc.date.available2024-01-10T12:14:09Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2323
dc.description.abstractO presente relatório espelha o processo formativo de desenvolvimento profissional da mestranda, realizado em dois contextos de educação de infância: em creche com crianças de dois anos e em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de quatro anos. Neste documento será apresentada a fundamentação teórica que representou o sustentáculo da prática da mestranda. Além do enquadramento legal da educação de infância em Portugal, a intencionalidade educativa, a importância das interações entre o adulto e a criança, a abordagem pedagógica HighScope e finalmente, a metodologia de trabalho de projeto foram os temas que a mestranda considerou mais significativos na sua prática. Considerando a formação em contexto, este documento apresenta também as caracterizações das instituições, grupos e salas de atividades, assim como a metodologia de investigação utilizada. Por outro lado, no terceiro capítulo são expostas as experiências pedagógicas mais significativas no percurso da formanda, tendo como sustentáculo as aprendizagens desenvolvidas e a postura crítica da mestranda. Por fim, na reflexão final, a mestranda refletiu acerca de todo o seu percurso formativo, destacando as dificuldades sentidas e elencando futuras possibilidades de desenvolvimento profissional.pt_PT
dc.description.abstractThe present report reflects the professional development training process of the master's student, carried out in two early childhood education settings, the first one in a nursery with twoyear- old children and subsequently in preschool education with a group of four-year- olds. This document will present the theoretical foundation that underpinned the student's practice. ln addition to the legal foundations for early childhood education in Portugal, the educational intentionality, the importance of interactions between adults and children, the HighScope methodology, and finally, the project-based work methodology were the to pies that the student considered most significant in her practice. Considering the training in context, this document also presents characterizations of the institutions, groups, and activity rooms, as well as the research methodology used. Finally, in the concluding reflection, the student reflected on her entire formative journey, highlighting the difficulties encountered and outlining future possibilities for professional development.pt_PT
dc.identifier.tid203477553
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24429
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectIntencionalidade educativapt_PT
dc.subjectlnterações adulto-criançapt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho de Projetopt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectEducational intentionalitypt_PT
dc.subjectlnteractions adult-childrenpt_PT
dc.subjectProject Work Methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Rute Miriam Campos Norapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Rute Nora_2023.pdf
Size:
14.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: