Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Rute Nora_2023.pdf14.59 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório espelha o processo formativo de desenvolvimento profissional da mestranda, realizado em dois contextos de educação de infância: em creche com crianças de dois anos e em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de quatro anos. Neste documento será apresentada a fundamentação teórica que representou o sustentáculo da prática da mestranda. Além do enquadramento legal da educação de infância em Portugal, a intencionalidade educativa, a importância das interações entre o adulto e a criança, a abordagem pedagógica HighScope e finalmente, a metodologia de trabalho de projeto foram os temas que a mestranda considerou mais significativos na sua prática. Considerando a formação em contexto, este documento apresenta também as caracterizações das instituições, grupos e salas de atividades, assim como a metodologia de investigação utilizada. Por outro lado, no terceiro capítulo são expostas as experiências pedagógicas mais significativas no percurso da formanda, tendo como sustentáculo as aprendizagens desenvolvidas e a postura crítica da mestranda. Por fim, na reflexão final, a mestranda refletiu acerca de todo o seu percurso formativo, destacando as dificuldades sentidas e elencando futuras possibilidades de desenvolvimento profissional.
The present report reflects the professional development training process of the master's student, carried out in two early childhood education settings, the first one in a nursery with twoyear- old children and subsequently in preschool education with a group of four-year- olds. This document will present the theoretical foundation that underpinned the student's practice. ln addition to the legal foundations for early childhood education in Portugal, the educational intentionality, the importance of interactions between adults and children, the HighScope methodology, and finally, the project-based work methodology were the to pies that the student considered most significant in her practice. Considering the training in context, this document also presents characterizations of the institutions, groups, and activity rooms, as well as the research methodology used. Finally, in the concluding reflection, the student reflected on her entire formative journey, highlighting the difficulties encountered and outlining future possibilities for professional development.

Description

Keywords

Educação de Infância Intencionalidade educativa lnterações adulto-criança Metodologia de Trabalho de Projeto Early childhood education Educational intentionality lnteractions adult-children Project Work Methodology

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License