Repository logo
 
Publication

Mestrado em Engenharia Civil: 2023: Dissertação, Projeto, Estágio

dc.contributor.authorOliveira, Maria do Rosário
dc.contributor.authorRibeiro, Diogo
dc.contributor.authorPortela, Maria Fátima
dc.contributor.authorSantos, Ricardo
dc.contributor.authorNeto, Teresa
dc.date.accessioned2024-03-12T11:22:09Z
dc.date.available2024-03-12T11:22:09Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractConcluído o ano letivo 2022/2023 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção. Com o desiderato de permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos, os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. Neste documento compilam-se os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2022-2023, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 21 trabalhos, envolvendo 21 estudantes, 36 docentes orientadores/coorientadores e 8 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: Telhabel – Construções, Omatapalo – Engenharia e Construção, CIVI4 - Projetistas e Consultores de Engenharia Civil, NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Eleven Steps – Consultores de Engenharia e CCAD - Serviços De Engenharia, às quais a direção do MEC agradece por toda a disponibilidade demonstrada, no acolhimento e integração dos seus estudantes.pt_PT
dc.description.abstractWith the 2022/2023 academic year concluded, here we are once again compiling the work carried out by the students of the Master's Degree in Civil Engineering at ISEP, within the scope of the curricular unit of dissertation or Project or Internship (DIPRE). Based on the curricular structure of the cycle of studies leading to the master's degree, within the scope of the study plan of the Master's Degree in Civil Engineering of ISEP (MEC), the training process of students integrates a curricular unit of Dissertation or Project or Internship (DIPRE) that takes place in the 4th academic semester. In the DIPRE curricular unit, students develop a dissertation of a scientific nature or a project work, which must be original and specially carried out for this purpose, or an internship report of a curricular nature that takes place in a business environment. In this context, the proposed topics comprise the following areas of specialization in Civil Engineering: constructions, structures, infrastructures and construction management. With the aim of allowing students to demonstrate the knowledge and comprehension skills learned throughout the study cycle, the topics that are the subject of dissertations, projects or internship reports constitute the basis for the development of original applications in the context of experimental research. They promote the search for information, the analysis of new situations, the development of methodologies and techniques for approaching problems, the collection of data and the crossing and interpretation of them, the systematization of conclusions and the establishment of future perspectives. With the work developed in DIPRE, students show their ability to understand and solve problems in new situations and in broad and multidisciplinary contexts, even if related to their areas of study. They also demonstrate the ability to integrate knowledge, deal with complex issues, develop solutions or make judgments in situations of limited or incomplete information, including reflections on the ethical and social implications and responsibilities that result from these solutions and judgments. All of this translates into skills that enable lifelong learning in a fundamentally self-directed or autonomous way. This document compiles the work carried out within the scope of MEC's DIPRE curricular unit, referring to dissertations, projects and internship reports developed in the 2022-2023 academic year, in the areas of specialization of constructions, structures and construction management. In total, 21 works were carried out, involving 21 students, 36 faculty advisors/co-supervisors and 8 supervisors from the companies. The work in a business environment had the collaboration of the following companies/institutions: Telhabel – Constructions, Omatapalo – Engineering and Construction, CIVI4 – Designers and Civil Engineering Consultants, NCREP – Consultancy in Rehabilitation of Buildings and Heritage, Eleven Steps – Engineering Consultants and CCAD – Engineering Services, to which the MEC management thanks for all the availability shown in the reception and integration of its students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, M.R., Ribeiro, D.R., Portela, M.F., Santos, R.P., & Neto, T.C. (Eds.). (2023). Mestrado em Engenharia Civil: 2023: Dissertação. projeto, estágio. ISEPpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-35251-5-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25153
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherDepartamento de Engenharia Civil - Instituto Superior de Engenharia do Portopt_PT
dc.subjectMestrados de Engenharia Civilpt_PT
dc.subjectISEPpt_PT
dc.subjectDEPpt_PT
dc.titleMestrado em Engenharia Civil: 2023: Dissertação, Projeto, Estágiopt_PT
dc.title.alternativeMaster Course in Civil Engineering: 2023: Dissertation, Project, Internshippt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
person.familyNameDO ROSÁRIO OLIVEIRA
person.familyNameRibeiro
person.familyNamePortela
person.familyNamePereira dos Santos
person.familyNameNeto
person.givenNameMARIA
person.givenNameDiogo
person.givenNameMaria Fátima
person.givenNameRicardo Manuel
person.givenNameTeresa
person.identifier2704477
person.identifier277594
person.identifier.ciencia-id5D1D-68B0-A1E2
person.identifier.ciencia-id2318-666E-AA75
person.identifier.ciencia-idBA19-038A-F454
person.identifier.orcid0000-0001-8149-7351
person.identifier.orcid0000-0001-8624-9904
person.identifier.orcid0009-0004-3794-1362
person.identifier.orcid0000-0002-2929-8950
person.identifier.orcid0000-0002-1614-6827
person.identifier.ridIAR-1742-2023
person.identifier.scopus-author-id57210508163
person.identifier.scopus-author-id24476782300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9ae7d247-c121-4713-91be-67a47cf39bf1
relation.isAuthorOfPublicationb9d8c427-25f3-4ab7-b368-f9101b55b9a9
relation.isAuthorOfPublication31ca331c-61ac-4412-9cfe-1fa6489be773
relation.isAuthorOfPublicatione8246989-63f1-463d-b7d2-c448ec0e605b
relation.isAuthorOfPublication9650f197-56fc-4e55-8b61-169cb3e344d4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9650f197-56fc-4e55-8b61-169cb3e344d4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ebook_DIPRE_2022_2023.pdf
Size:
1.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: