Publication
Relatório de Estágio de Joana Gomes dos Santos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Graça, Vania Gabriela Dias | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de | |
dc.contributor.author | Santos, Joana Gomes dos | |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T12:02:36Z | |
dc.date.available | 2024-09-20T12:02:36Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento foca-se na descrição e análise da ação educativa realizada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e, ainda, os documentos normativos. Tendo em consideração a necessidade de promover uma ação pedagógica intencional e com significado para as crianças, onde estas sejam ativas na construção do seu conhecimento e o docente assume um papel de mediador das aprendizagens realizadas. Importa ressalvar o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes envolvidos no processo educativo, bem como a exploração de vários recursos, estratégias e metodologias, permitindo o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e o desenvolvimento holístico das crianças. As ações educativas desenvolvidas sustentaram-se no processo cíclico de observação, ação, planificação e reflexão da metodologia de investigação-ação. Esta foi sendo reajustada com o objetivo de promover transformações e soluções ao contexto, fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional, com vista a construção de uma identidade docente de perfil duplo. | pt_PT |
dc.description.abstract | This internship report appears within the scope of the Supervised Educational Practice Curricular Unit, integrated into the study plan of the 2nd year of the Master of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This document focuses on the description and analysis of the educational action carried out in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, mobilizing scientific, pedagogical and didactic knowledge and also normative documents. Considering the need to promote an intentional and meaningful pedagogical action for children, where they are active in building their knowledge and the teacher assumes the role of mediator of the learning achieved. It is important to highlight the collaborative work between all stakeholders involved in the educational process, as well as the exploration of various resources, strategies and methodologies, allowing the development of contextualized educational practices and the holistic development of children. The educational actions developed were based on the cyclical process of observation, action, planning and reflection of the action research methodology. This was being readjusted with the aim of promoting transformations and solutions to the context, promoting personal and professional development, with a view to building a teaching identity with a dual profile. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203699912 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26080 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática educativa supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Supervised educational practice | pt_PT |
dc.subject | Child | pt_PT |
dc.subject | Action research | pt_PT |
dc.subject | Collaborative work | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio de Joana Gomes dos Santos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |