Repository logo
 
Publication

Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Luís Teixeira
dc.contributor.authorCardoso, Manuel António Magalhães Gouveia
dc.date.accessioned2016-02-25T16:08:03Z
dc.date.available2016-02-25T16:08:03Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractNo decurso deste projeto, procurou-se através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação, efetuar mudanças em dois níveis, tendo sido o primeiro em prol da minoração de debilidades na aprendizagem previamente diagnosticadas num Agrupamento de Escolas, e o segundo visando uma transformação de hábitos enraizados, inerentes à cultura organizacional da comunidade escolar que compõe este Agrupamento. Desta forma, pretendeu-se a compreensão de determinadas situações que se constituíam, na aceção do investigador, como problemáticas sob determinados aspetos e suscetíveis de mudança, exigindo uma resposta prática. Face a isto, procurou-se construir um projeto realista porém ambicioso, assente em lógicas e teorias validadas e enquadrado nas especificidades de um Agrupamento de Escolas. Ao longo do trajeto, recorreu-se a uma série de procedimentos, designadamente de investigação, planeamento, ação, negociação, mudança, monitorização, análise e reformulação. Espera-se e deseja-se que os procedimentos levados a termo surtam os efeitos para os quais foram delineados e que perdurem, particularmente, na cultura organizacional que integra o Agrupamento, embora ciente que as mudanças efetivas nem sempre se produzem em espaços temporais definidos à partida.pt_PT
dc.description.abstractIn the course of this project, through the development of a process of an action-research, it was expectable to make changes on two levels, being the first in favour of the reduce of certain apprenticeship fragilities, that were previously diagnosed in a Group of Schools, and the second aimed at a transformation of a deep rooted group of habits inherent in the organizational culture of the school community that sets this Group. So, it was intended to understanding determined actions and situations considered by the investigator as problematics and susceptibles to changes, as well as requiring a practical response. In this way, it was tried to build a realistic, yet an ambitious project, based on logic and validated theories and framed on the specificities of a Group of Schools. Along the course of the research, it was used and resorted a series of procedures, including research, planning, action, negotiation, change, monitoring, analysis and redesign. It is expected and desirable, not only the reach of the results through the procedures designed, but also their endurance across time, specially at the organizational culture that integrates the school system, although aware that effective changes do not always occur in the timelines that were defined initially.pt_PT
dc.identifier.tid201060345
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7732
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectMelhoriapt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectMonitorizarpt_PT
dc.subjectAction-researchen
dc.subjectImprovementen
dc.subjectChangeen
dc.subjectMonitoringen
dc.titleAvaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ManuelCardoso_2015.pdf
Size:
1013.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: