Repository logo
 
Publication

“Mexer Para Não Adormecer…” - Projeto de intervenção com idosos em Centro de Dia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Ivaneide
dc.contributor.authorSilva, Tânia Filipa Almeida da
dc.date.accessioned2023-06-02T09:53:55Z
dc.date.available2023-06-02T09:53:55Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente trabalho projeto foi desenvolvido na Instituição Particular de Solidariedade Social, especificamente, na resposta social Centro de Dia e teve como finalidade promover um envelhecimento ativo e bem-sucedido, com vista à melhoria da qualidade de vida por meio das ações de estimulação cognitiva, motora e sensorial. No que refere ao conhecimento, foi coconstruído com os idosos, o que possibilitou a elaboração e desenvolvimento do presente relatório denominado por “Mexer Para Não Adormecer…”. A metodologia de investigação-ação participativa foi utilizada neste relatório, uma vez que o mesmo foi elaborado em conjunto com as pessoas. As técnicas de investigação utilizadas foram as seguintes: a observação participante, a análise documental e as conversas intencionais. As mesmas permitiram juntamente com os idosos, a par de métodos dialógicos coletivos e individuais, recolher e estudar informação, produzir o conhecimento e gerar um projeto, no sentido da transformação. Ao sustentar a intervenção e a investigação, mobilizou-se colaborações teóricas associadas sobretudo ao processo de envelhecimento e a importância da aprendizagem ao longo da vida, que se tornaram fundamentais na problematização, na reflexão e na ação. A realização do projeto possibilitou uma sucessiva reflexão acerca do papel do Educador Social junto do grupo, assim como da pertinência da sua presença, neste contexto de intervenção.pt_PT
dc.description.abstractThe present work project was developed in the Private Institution of Social Solidarity, specifically, in the social response Centro de Dia and aimed to promote an active and successful aging, with a view to improving the quality of life through actions of cognitive stimulation, motor and sensory. With regard to knowledge, it was co-constructed with the elderly, which made it possible to prepare and develop this report called “Mexer Para Não Adormecer…”. The participatory action research methodology was used in this report, as it was prepared together with the people. The investigation techniques used were the following: participant observation, document analysis and intentional conversations. They collective and individual dialogic methods, to coleect and study information, produce knowledge and generate a project, in the sense of transformation. In sustaining the intervention and the research, theoretical collaborations associated mainly with the aging process and the importance of lifelong learning were mobilized, which became fundamental in the problematization, reflection, and action. The realization of the project made possible a successive reflection on the role of the Social Educator within the group, as well as relevance of their presence, in this context of intervention.pt_PT
dc.identifier.tid203412125
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23062
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnvelhecimento ativopt_PT
dc.subjectEnvelhecimento bem-sucedidopt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectActive Agingpt_PT
dc.subjectSuccessful agingpt_PT
dc.subjectQuality of lifept_PT
dc.subjectLifelong learningpt_PT
dc.title“Mexer Para Não Adormecer…” - Projeto de intervenção com idosos em Centro de Diapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Tânia Silva_2022.pdf
Size:
19.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: