Repository logo
 
Publication

Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Inês
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Rita Martins
dc.date.accessioned2022-01-21T13:12:36Z
dc.date.available2022-01-21T13:12:36Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo e Ensino do Português e da História e Geografia de Portugal no 2. ° Ciclo. Este relatório pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido, de forma fundamentada, da prática pedagógica tendo por base uma articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. No seguimento do exposto, são apresentados os pressupostos legais e teóricos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente, todo trabalho desenvolvido em contexto educativo e as intervenções em diferentes áreas. Por fim, reconhecendo a importância de o professor transformar o conhecimento em aprendizagens significativas para os alunos, o projeto baseado na metodologia de investigação – ação centrou-se na escrita e na relevância da etapa da planificação. Todo o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo contribuiu para a construção de saberes inerentes à profissionalidade docente, o desenvolvimento de capacidades de utilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos bem como, o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação sobre as práticas educativaspt_PT
dc.description.abstractThis final internship report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice as part of the master in Teaching in the 1st Cycle and Teaching Portuguese and in the History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle. This report intends to demonstrate all the work developed, in a well-founded way, of the pedagogical practice, based on an articulation between theory and practice, contributing to personal and professional development. Following the above, the legal and theoretical assumptions that support the development of professional teaching, all work developed in an educational context and interventions in different areas are presented. Finally, recognizing the importance of the teacher transforming knowledge into meaningful learning for students, the project based on the research methodology – action focused on writing and the relevance of the planning stage. All the work developed along the training path contributed to the construction of knowledge inherent to the teaching profession, the development of skills in the use of scientific, pedagogical and didactic knowledge, as well as the development of reflection and research skills on educational practices. Keywords: pedagogical practice; teaching professionality; articulation; writing; planning; action investigationpt_PT
dc.identifier.tid202923592
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19600
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectProfissionalidade docentept_PT
dc.subjectArticulaçãopt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação açãopt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectTeaching professionalitypt_PT
dc.subjectArticulationpt_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.subjectPlanningpt_PT
dc.subjectAction investigationpt_PT
dc.titleUma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Ribeiro_2021.pdf
Size:
21.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format