Repository logo
 
Publication

Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRocha, Margarida
dc.contributor.authorMarujo, Marco António Gomes Vieira
dc.date.accessioned2023-07-12T14:06:06Z
dc.date.available2023-07-12T14:06:06Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e divide-se m três capítulos. O primeiro capítulo apresenta reflexões acerca das observações das aulas realizadas neste ano letivo em duas escolas. O segundo capítulo comporta a caracterização e descrição da Escola Básica e Secundária de Pedrouços e da turma onde foi realizado o estágio. É apresentada uma reflexão geral em articulação com autores de referência. Também está presente algumas estratégias e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação que tem como título “Perceções Sobre a Comunicação Não-Verbal nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Educação Musical”. Pretende-se compreender a influência da comunicação não-verbal na relação pedagógica na relação pedagógica que sustenta a aquisição de conhecimentos musicais dos alunos, através da lente de um conjunto de professores com experiência profissional neste âmbito. A metodologia consistiu na realização de um focus group e em conversas informais e contou com a participação de 6 docentes. Pela a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é dada importância à comunicação verbal e à não verbal na relação entre os professores e os alunos e, esta última constitui, de facto, um recurso destes interlocutores e um contributo efetivo nos cenários de trabalho da sala de aula (o do ensino e o da aprendizagem).pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the Master in Teaching Music Education in Primary Education and is divided into three chapters. The first chapter presents reflections on the observations of the lessons held this school year in two schools. The second chapter includes the characterization and description of the Pedrouços Primary and Secondary School and the class where the internship took place. A general reflection is presented in conjunction with reference authors. It also presents some strategies and activities developed during the school year. The third chapter is dedicated to the Research Project entitled "Visions on Non-Verbal Communication in the Teaching-Learning Processes of Music Education". It aims to understand the influence of non-verbal communication in the pedagogical relationship that supports the acquisition of students' musical knowledge, through the lens of a set of teachers with professional experience in this field. The methodology consisted of a focus group and informal conversations with the participation of 6 teachers. From the analysis of the data collected, it was concluded that importance is given to verbal and non-verbal communication in the relationship between teachers and students and, in fact, the latter is a resource for these interlocutors and an effective contribution in the classroom work scenarios (teaching and learning).pt_PT
dc.identifier.tid203330404
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23210
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectComunicação não-verbalpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectMestrado em educação musicalpt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectNonverbal communicationpt_PT
dc.subjectCommucinationpt_PT
dc.subjectMaster’s in music educationpt_PT
dc.titlePerceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Marco Marujo_2022.pdf
Size:
744.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: