Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Perceções sobre a comunicação não-verbal nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Marco Marujo_2022.pdf744.63 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e divide-se m três capítulos. O primeiro capítulo apresenta reflexões acerca das observações das aulas realizadas neste ano letivo em duas escolas. O segundo capítulo comporta a caracterização e descrição da Escola Básica e Secundária de Pedrouços e da turma onde foi realizado o estágio. É apresentada uma reflexão geral em articulação com autores de referência. Também está presente algumas estratégias e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação que tem como título “Perceções Sobre a Comunicação Não-Verbal nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Educação Musical”. Pretende-se compreender a influência da comunicação não-verbal na relação pedagógica na relação pedagógica que sustenta a aquisição de conhecimentos musicais dos alunos, através da lente de um conjunto de professores com experiência profissional neste âmbito. A metodologia consistiu na realização de um focus group e em conversas informais e contou com a participação de 6 docentes. Pela a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é dada importância à comunicação verbal e à não verbal na relação entre os professores e os alunos e, esta última constitui, de facto, um recurso destes interlocutores e um contributo efetivo nos cenários de trabalho da sala de aula (o do ensino e o da aprendizagem).
This internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the Master in Teaching Music Education in Primary Education and is divided into three chapters. The first chapter presents reflections on the observations of the lessons held this school year in two schools. The second chapter includes the characterization and description of the Pedrouços Primary and Secondary School and the class where the internship took place. A general reflection is presented in conjunction with reference authors. It also presents some strategies and activities developed during the school year. The third chapter is dedicated to the Research Project entitled "Visions on Non-Verbal Communication in the Teaching-Learning Processes of Music Education". It aims to understand the influence of non-verbal communication in the pedagogical relationship that supports the acquisition of students' musical knowledge, through the lens of a set of teachers with professional experience in this field. The methodology consisted of a focus group and informal conversations with the participation of 6 teachers. From the analysis of the data collected, it was concluded that importance is given to verbal and non-verbal communication in the relationship between teachers and students and, in fact, the latter is a resource for these interlocutors and an effective contribution in the classroom work scenarios (teaching and learning).

Description

Keywords

Educação musical Prática de ensino supervisionada Comunicação não-verbal Comunicação Mestrado em educação musical Music education Supervised teaching practice Nonverbal communication Commucination Master’s in music education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License