Repository logo
 
Publication

Abordagens pedagógicas no ensino da técnica vocal

dc.contributor.advisorFerreira, Magna Margarida Marques da Silva
dc.contributor.advisorFontes, Cecília
dc.contributor.advisorCoelho, Liliana
dc.contributor.authorRibeiro, Lúcia Maria da Silva
dc.date.accessioned2017-12-14T14:21:12Z
dc.date.available2017-12-14T14:21:12Z
dc.date.issued2017-11-18
dc.description.abstractEste relatório incide sobre a Prática Pedagógica no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Investigação, que tem como objetivo dar a conhecer as abordagens pedagógicas no ensino da técnica vocal às crianças e aos jovens/adultos. Este consiste num estudo comparativo entre as práticas pedagógicas observadas nas aulas a dois grupos distintos de alunos do Conservatório de Música do Porto. Estes dois grupos distinguem-se pela idade; o primeiro com alunos entre os 12 e os 14 anos e o segundo com alunos entre os 15 e os 23 anos. Das aulas observadas, concluí que não há diferenças entre as abordagens pedagógicas no ensino da técnica vocal às crianças e aos jovens/adultos. O trabalho técnico utilizado pelas duas professoras é o mesmo. De forma mais ou menos rigorosa, as alunas de diferentes idades aprendem a colocação de voz, respiração e articulação. O recurso a metáforas e imagens também é utilizado como ferramenta didática para trabalhar a técnica vocal, pois as professoras acreditam ser a melhor forma de abordar alguns problemas técnicos para chegar melhor ao que é pretendido.pt_PT
dc.description.abstractThis report encompasses the Pedagogical Practice at the Porto Music Conservatory and the Research Project, whose objective is to study the pedagogical approaches on the teaching voice technique to children and young adults. This project consists of a comparative study between the pedagogical practices observed at the voice lessons given to two different groups of students from the Porto Music Conservatory. These two groups are comprised of students of different ages, the first one including students between 12 and 14 years of age, and the second one including students between 15 and 23 years of age. From notes taken at the observed lessons, I concluded that there is no significant difference between the pedagogical approaches used in teaching singing to children and young adults. The techical work developed by both teachers is the same. More or less rigorously, the students of different ages learn voice placement, breath management and articulation. The use of metaphors and images i salso used as a learning tool to develop vocal technique, given that both teachers believe it to be the best way to approach some technical issues in order to get to the ideal sound faster.pt_PT
dc.identifier.tid201777193pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10607
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectTécnica vocalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento vocalpt_PT
dc.subjectEnsino básico e secundáriopt_PT
dc.subjectSingingpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectVocal techniquept_PT
dc.subjectVocal developmentpt_PT
dc.subjectBasic and secondary schoolpt_PT
dc.titleAbordagens pedagógicas no ensino da técnica vocalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Lucia_Ribeiro_MEM_2017.pdf
Size:
7.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: