Repository logo
 
Publication

Das vozes que me cantam à voz que entoo

dc.contributor.advisorAzevedo, Mário Joaquim Silva
dc.contributor.advisorFreijo, Ana Isabel Nistal
dc.contributor.authorCastro, Sann Gusmão
dc.date.accessioned2025-12-15T15:29:35Z
dc.date.available2025-12-15T15:29:35Z
dc.date.issued2025-11-21
dc.description.abstractUma deriva poético-filosófica sobre as forças que constituem o real. A “voz” é aqui metáfora das paisagens ruidosas, estratificadas, mas também um fluxo de potências que atravessam o mundo, revelando um campo de tensões onde a diferença se afirma em cada repetição. A pesquisa quis fazer da criação como que gesto ritual ativador e reorganizador dessas forças, sem buscar uma origem ou uma verdade, mas deixando-as vibrar em suas aparições. Lógica constelar, jogo, perversão, estética de si, aqui a técnica vem como feitiço — uma articulação do sensível que faz do real espaço de montagem de percepções e afetos sempre provisórios. A lembrar que a queda da aura é abertura para o experimental. Por fim, uma defesa do simulacro, da interpretação da interpretação, este texto reinscreve a imagem como campo de luta, de atravessamentos e de vozes que se entoam umas às outras.por
dc.description.abstractA poetic-philosophical drift on the forces that constitute the real. Here, “voice” stands as a metaphor for noisy, stratified landscapes, yet also for the flowing powers that traverse the world, revealing a field of tensions where difference asserts itself in every repetition. The research seeks to make creation a ritual gesture — one that activates and reorganizes these forces without pursuing origin or truth, allowing them instead to vibrate through their appearances. Constellar logic, play, perversion, aesthetics of the self: here, technique arises as a spell — a sensitive articulation that turns the real into a space of montage, where perceptions and affects remain always provisional. Recalling that the fall of the aura is an opening toward the experimental, the work ultimately defends the simulacrum, the interpretation of interpretation, reinscribing the image as a field of struggle, of crossings, and of voices that resound through one another.eng
dc.identifier.tid204081092
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/31200
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectImagem
dc.subjectRuído
dc.subjectRitual
dc.subjectSimulacro
dc.subjectJogo
dc.subjectAura
dc.subjectFicção
dc.subjectImage
dc.subjectNoise
dc.subjectSimulacrum
dc.subjectPlay
dc.subjectFiction
dc.titleDas vozes que me cantam à voz que entoopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes e Tecnologias do Som

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sann_Castro_MATS_2025.pdf
Size:
7.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: