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- Das vozes que me cantam à voz que entooPublication . Castro, Sann Gusmão; Azevedo, Mário Joaquim Silva; Freijo, Ana Isabel NistalUma deriva poético-filosófica sobre as forças que constituem o real. A “voz” é aqui metáfora das paisagens ruidosas, estratificadas, mas também um fluxo de potências que atravessam o mundo, revelando um campo de tensões onde a diferença se afirma em cada repetição. A pesquisa quis fazer da criação como que gesto ritual ativador e reorganizador dessas forças, sem buscar uma origem ou uma verdade, mas deixando-as vibrar em suas aparições. Lógica constelar, jogo, perversão, estética de si, aqui a técnica vem como feitiço — uma articulação do sensível que faz do real espaço de montagem de percepções e afetos sempre provisórios. A lembrar que a queda da aura é abertura para o experimental. Por fim, uma defesa do simulacro, da interpretação da interpretação, este texto reinscreve a imagem como campo de luta, de atravessamentos e de vozes que se entoam umas às outras.
- Response to: Does reliability benefit from superior visualization of epileptiform discharges on inferior temporal electrodes?Publication . Batista, Carla; Soares, Joana Isabel; Coelho, Paulo; Ferreira, Simão; Rosenzweig, Ivana; Borges, Daniel Filipe; Borges, Daniel Filipe; Ferreira, SimãoWe thank Dr. Kleine for his thoughtful letter regarding our study and for highlighting both the anatomical rationale and the recognized clinical relevance of inferior-temporal electrodes. We welcome the opportunity to clarify specific numerical points and to provide the inter-reviewer agreement data he requested. Our study was intentionally designed as a prospective, blinded, within-subject technical validation comparing the IFCN-recommended 25-electrode 19-channel 10–20 International System (10–20 IS) in consecutive(IFCN-25) array with the conventional 19-channel 10–20 International System (10–20 IS) in consecutive adult EEGs. Importantly, it was not framed as a diagnostic or superiority trial: no external gold standard was applied, and both montages were treated methodologically as equivalent acquisition systems. The primary endpoint was patient-level detection of any abnormality (IEDs or focal slow activity) under blinded real-world conditions. In this reply, we address exclusively the point raised by Dr. Kleine concerning inter-reviewer agreement for temporal-lobe IEDs, providing the 2 × 2 tables and κ values requested. These analyses represent a clear subset of the broader dataset already published and are provided here for transparency.
- A inclusão da música tradicional portuguesa no processo de ensino do violino: a música de Trás-os-Montes nas escolas de Trás-os-MontesPublication . Gomes, António João dos Santos Fernandes e Malta; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Rodrigues, Hugo; Ferreira, RicardoEste relatório de estágio retrata o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música de Bragança, ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório integra, ainda, um projeto de investigação sobre a inclusão da música tradicional transmontana no ensino do violino. Os capítulos I e II abordam-se com a prática de ensino supervisionada, apresentando a instituição onde decorreu o estágio e refletindo sobre as experiências pedagógicas desenvolvidas, incidindo maioritariamente nos relatórios de observação. O presente projeto de investigação tem como objetivo central analisar a inclusão da música tradicional transmontana no ensino do violino, de forma a explorar o seu potencial pedagógico, técnico e cultural no contexto do Conservatório de Música e Dança de Bragança. A escolha deste tema assenta na constatação da ausência de repertório tradicional nos programas oficiais de violino em Portugal, algo que contrasta com a riqueza do património musical nacional e com a importância de aproximar os alunos da sua identidade cultural. Pretende-se, assim, compreender de que forma a integração deste repertório pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e proporcionar novas experiências musicais nos diferentes níveis de ensino. Para a concretização do estudo, realizou-se uma pesquisa nos cancioneiros portugueses, que constituem uma das principais fontes de preservação da tradição oral. A partir destas recolhas, selecionaram-se cinco canções da tradição transmontana, representativas da diversidade musical desta região. Estas obras foram posteriormente adaptadas pedagogicamente, de forma a respeitar a sua essência musical, mas assegurando uma progressão técnica adequada aos diferentes graus de aprendizagem: duas para o nível de Iniciação, duas para o Ensino Básico e uma para o Ensino Secundário. O estudo das peças foi acompanhado da aplicação de questionários aos alunos de violino participantes. Estas ferramentas foram construídas com o objetivo de recolher informações sobre a experiência prévia dos alunos com a música tradicional, a perceção das peças trabalhadas, a motivação gerada pela prática deste repertório e o seu impacto nas aprendizagens musicais e técnicas. Os resultados apontam para uma receção positiva por parte dos alunos, revelando que o contacto com a música tradicional constitui uma experiência motivadora e enriquecedora. De forma geral, os dados sugerem que a integração da música tradicional no ensino do violino contribui não só para o aperfeiçoamento musical dos alunos, mas também para o reforço da sua ligação à cultura e para a valorização do património imaterial da região.
