Repository logo
 
Publication

Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
dc.contributor.authorMagalhães, Ângela Emerenciana Teixeira Ribeiro de
dc.date.accessioned2022-05-05T10:12:16Z
dc.date.available2022-05-05T10:12:16Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractHoje vivemos num mundo com problemas globais como as alterações climáticas, os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais e as crises humanitárias, a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS‐CoV‐2, entre outros, em que a solução passa por trabalharmos em conjunto, unindo esforços para encontrar soluções para os desafios com que a humanidade inevitavelmente se depara (Fernandes, 2000). O futuro do nosso planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãos com competências e valores, não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Assim, a educação e a formação são pilares para o futuro das pessoas e dos países. A aposta numa educação de qualidade para todos e todas exige uma abordagem que tenha em consideração os desafios colocados à educação, no quadro da sociedade atual (CNE, 2004). O presente relatório desenvolvido sobre a experiência no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) apresenta contributos de um trabalho no que refere às potencialidades de uma abordagem por competências, para a preparação das gerações futuras, exemplos e casos de aplicação de metodologias mais auto‐participativas e holísticas bem como o papel do ensino das línguas estrangeiras em geral e das aulas de Inglês no 1.º CEB, em particular.pt_PT
dc.description.abstractWe live in a very complex world. For many of us, these are challenging times in our own lives and in our world, such as climate change, extremism, inequalities in access to fundamental goods and rights and humanitarian crises, the COVID‐19 pandemic, among others issues, in which the solution involves working together, joining efforts to find solutions to those challenges that humanity inevitably faces (Fernandes, 2000). The future of our planet depends on the development of skills and values, not only to understand the world around the future generations, but also to seek solutions for sustainable and inclusive development. Thus, education and training are essential pillars for the future of people and countries. The commitment to provide quality education for all requires methodologies that take into account the challenges that education faces in today's society (CNE, 2004). This study developed during the context of the Supervised Teaching Practice of the Master Degree in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education gives insights regarding the potential of a project‐based approach, examples and cases of application of active and holistic methodologies, as well as the role of foreign language in the 1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.identifier.tid203039939
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20445
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCompetências para o Século XXIpt_PT
dc.subjectInglês 1.º CEBpt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho de Projetopt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subject21st Century Skillspt_PT
dc.subjectProject‐based methodologypt_PT
dc.subjectSkills developmentpt_PT
dc.titleEducar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_Angela Magalhaes_2022.pdf
Size:
15.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license_.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission