Repository logo
 
Publication

A aceitação de alunos com Necessidades Educativas Especiais na sala de aula de ensino regular: opinião de educadores de infância e de professores do 1ºciclo, na Cidade da Praia-Cabo Verde

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSanches-Ferreira, Manuela
dc.contributor.authorVarela, Eveline Hermínia Barros
dc.date.accessioned2017-05-29T11:55:08Z
dc.date.available2017-05-29T11:55:08Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractObjetivo: As Reformas no seio educativo atual, caraterizam-se pela inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas salas de aula de ensino regular. Contudo, um dos problemas mais apontado para a implementação dos ideais inclusivos prende-se muitas vezes pela resistência por parte dos Educadores/Professores em valorizar a diversidade. Deste modo, a presente investigação pretende, estudar a aceitação dos educadores de infância e professores do EBI quanto à inclusão das crianças com NEE na sala de aula. Método: os dados constantes desta investigação foram obtidos através de um inquérito por questionário, onde foram inquiridos 92 Educadores e 132 professores do 1º ciclo do EBI, realizado na cidade da Praia-Cabo Verde. Para tal, utilizamos a metodologia de estudo de cariz quantitativa correlacional. Também como complemento se baseou, na análise dos documentos orientadores da política inclusiva. Resultados /Discussão: a análise preliminar dos dados recolhidos indica que os docentes, estão cada vez mais conscientes da importância e dos benefícios da Educação Inclusiva. Contudo, reconhece-se a necessidade de uma formação contínua na área da Educação Especial (EE). Os resultados revelaram uma situação preocupante, porque a percentagem dos participantes que nunca participaram em nenhuma formação acerca da EE é significativa.pt_PT
dc.description.abstractObjective: The inclusion of students with special educational needs (SEN) in classes of regular teaching, is the approach that characterizes the reforms that have been applied to the current educational area/system. However, one of the most constant pointed out problem regarding the implementation of inclusive ideals, has to do with the educators/professors’ resistance to accept the value of diversity. In order to further understand and better address this issue, the present investigation intends to study childhood educators’ and professors of IBS’ acceptance of inclusion of students with special educational needs in the classrooms. Method: The data presented in this research were obtained through a questionnaire survey that took place in Praia, Cape Verde. The inquired participants included 12 educators and 132 IBS professors of first grade. In order to do this, we used the methodology of correlational quantitative study. And, to complement this inquiry, we also analyzed the guidelines of inclusive policy. Results /Discussion: The preliminary analysis of the data collected indicated that the professors’ awareness of the importance and benefits of inclusive education is intensifying. However, there’s still the need for continuous educators’ training in the area of Special Education (SE). The results demonstrated that the percentage of educators, who haven’t had any type of training with respect to SE, is very significant. This is a troubling situation.pt_PT
dc.identifier.tid201701537
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9851
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectInclusão de Alunos com NEEpt_PT
dc.subjectAtitude dos professorespt_PT
dc.subjectFormação dos Professorespt_PT
dc.subjectInclusion of SEN studentspt_PT
dc.subjectProfessors’ attitudespt_PT
dc.subjectProfessors’ trainingpt_PT
dc.titleA aceitação de alunos com Necessidades Educativas Especiais na sala de aula de ensino regular: opinião de educadores de infância e de professores do 1ºciclo, na Cidade da Praia-Cabo Verdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cogniçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_EvelineVarela_2016.pdf
Size:
1.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: