Repository logo
 
Publication

A mulher nas tecnologias do som: estudo de caso a partir do contexto português

dc.contributor.advisorOliveira, Cláudia Marisa Silva de
dc.contributor.advisorCoimbra, Daniela da Costa
dc.contributor.authorPereira, Sandra Maria Amaral
dc.date.accessioned2021-11-12T18:52:54Z
dc.date.available2021-11-12T18:52:54Z
dc.date.issued2021-07-28
dc.description.abstractEsta investigação tem como propósito o entendimento da representatividade de género nas profissões afetas às Tecnologias do Som em Portugal. Na formulação da resposta emergem desta investigação diversos objetivos que apontam para: a compreensão das razões pelas quais, em Portugal, se observam tão poucas mulheres nas áreas tecnológicas ligadas ao Som; a deteção dos fatores de influência direta e indireta nas escolhas profissionais e académicas destas mulheres; a identificação dos motivos de afastamento ou de aproximação a estas áreas; a inteleção dos fenómenos sociais e profissionais contribuidores para as desigualdades de género como adjuvantes à sub-representatividade verificada nestas áreas; uma análise de fatores que incorporem, o contexto socioeconómico, os contextos familiares, sociais e até geográficos, como potenciais influenciadores desta realidade; a obtenção de resultados que permitam compilar as possíveis abordagens passíveis de colmatar as lacunas detetadas. Para o decurso desta pesquisa optou-se, metodologicamente, por um estudo de caso. Para o efeito, foram elaboradas entrevistas semiestruturadas a uma amostra de seis profissionais de relevância nas áreas das Tecnologias do Som em Portugal. A análise dos resultados indicou que há um desequilíbrio de representatividade de género nas áreas das Tecnologias do Som, corroborada pelas participantes do estudo. Apesar da visível sub-representatividade, as participantes afirmam uma integração plena no meio profissional onde atuam. Não obstante esta integração, não deixam de alertar para a instabilidade profissional inerente a estes campos de ação. Como resultados denotámos ainda a fragilidade da instituição escolar na divulgação destas áreas de atuação, assim como uma configuração do tecido social português imbuído em práticas de construção de género e numa diminuta consciência para a igualdade. Este estudo evidenciou também a existência de um preconceito de género generalizado, que quando cúmplice com pressões sociais genderizadas e práticas educativas e profissionais que não acompanham os avanços visíveis em outros aspetos da vida humana, resulta neste fenómeno de sub-representatividade visível nas atividades ou profissões afetas às Tecnologias do Som em Portugal. Pese embora todos os constrangimentos e desafios de género enunciados pelas participantes, ficou manifesta a sua recusa em perpetuar as conceções que circundam a condição feminina na contemporaneidade, e que neste estudo a relaciona com a profissão.pt_PT
dc.description.abstractIn order to understand the reality of gender representation in the professions related to Sound Technologies in Portugal, answers are urgently needed to shed light on the paths already traveled and those yet to be traveled. If music and sound are the cogwheel which revolves the senses of the listener absent from any gender distinction of the subject, why is it that we observe evidence that subtracts women from the creation and production processes and from the professional and artistic practices to which this professional field is related? In formulating the answer, several objectives emerge from this investigation that point to: the understanding of the reasons why, in Portugal, there are so few women in technological areas related to Sound; the detection of the factors of direct and indirect influence on the professional and academic choices of these women; the identification of the reasons for distancing or approaching these areas; the integration of social and professional phenomena that contribute to gender inequalities as adjuvants to the under-representation verified in these areas; an analysis of factors that incorporate the socio-economic context, family, social and even geographical contexts, as potential influencers of this reality; obtaining results that allow the compilation of possible approaches that may bridge the gaps detected. Methodologically, it was chosen a case study for the course of this research. For this purpose, semi-structured interviews were conducted with a sample of six relevant professionals in the areas of Sound Technologies in Portugal. The analysis of the results indicated that there is an imbalance of gender representation in the areas of Sound Technologies, corroborated by the participants of the study. Despite the visible underrepresentation, the participants affirm a full integration in the professional environment where they work. Despite this integration, they warn about the professional instability inherent to these fields of action. The results denoted the fragility of the school institution in the dissemination of these areas of action, as well as a configuration of the Portuguese social fabric imbued with gender construction practices and a diminished awareness for equality. This study also showed the existence of a generalized gender prejudice, which, when complicit with genderized social pressures and educational and professional practices that do not keep up with visible advances in other aspects of human life, results in this phenomenon of visible under-representation in activities or professions related to Sound Technologies in Portugal. In spite of all the gender constraints and challenges mentioned by the participants, their refusal to perpetuate the conceptions that surround the feminine condition in contemporary times, and which in this study relates it to the profession, was evident.pt_PT
dc.identifier.tid202758052pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18869
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRepresentatividade de géneropt_PT
dc.subjectTecnologias do sompt_PT
dc.subjectProfissãopt_PT
dc.subjectMulherpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectGender representationpt_PT
dc.subjectSound technologiespt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectProfessionpt_PT
dc.subjectWomanpt_PT
dc.titleA mulher nas tecnologias do som: estudo de caso a partir do contexto portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes e Tecnologias do Sompt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sandra_Pereira_MATS_2021.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format