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Planear ambientes facilitadores da comunicação: Uma proposta de guião para avaliação e discussão interprofissional sobre a comunicação no contexto préescolar (GADI-COM)

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Abstract(s)

Numa fase em que se impõe a implementação de apoios numa lógica multinível (Decreto-Lei n.º54/2018), preconizando o desenvolvimento de respostas de teor preventivo e universal nos contextos educativos, torna-se urgente o desenvolvimento de ferramentas de avaliação orientadas para a habilitação ambiental. Este princípio aplica-se ao domínio da linguagem e comunicação, o qual absorve grande parte das sinalizações para avaliação especializada, no contexto de educação pré-escolar. Em Portugal, à semelhança do verificado a nível internacional, a maioria dos instrumentos de avaliação estão vocacionados para avaliar a comunicação e a linguagem numa perspetiva médica/biológica, sendo poucos os instrumentos que integram fatores relacionados com o ambiente da aprendizagem da linguagem e da comunicação. O presente projeto tem como objetivo o de desenvolver um guião para apoiar a avaliação e discussão interprofissional sobre a comunicação de crianças entre os 4-6 anos, procurando identificar um conjunto de indicadores biopsicossociais que permitam informar o planeamento de intervenções universais facilitadoras do desenvolvimento da linguagem e comunicação no contexto pré-escolar. Para o efeito desenvolveu-se um estudo bi-etápico, composto: pela revisão e mapeamento na Classificação Internacional de Funcionalidade, versão crianças e jovens (CIF-CJ) dos instrumentos usados em Portugal para avaliar a comunicação e linguagem de crianças em idade pré-escolar; e pela construção de um protótipo de guião para avaliação e discussão interprofissional sobre o desempenho comunicativo em contexto pré-escolar (GADI-COM). Este protótipo foi elaborado a partir do conjunto de indicadores mapeados na CIF-CJ, complementado por uma revisão não sistemática de outros instrumentos vocacionados para a avaliação dos contextos comunicacionais e para a implementação de contextos comunicacionais amigáveis. O protótipo foi objeto de avaliação da sua validade de conteúdo por parte de um painel constituído por 14 peritos (7 educadores de infância e 7 terapeutas da fala). Com este projeto contribuímos para a reflexão sobre os instrumentos usados no contexto pré-escolar para avaliar e intervir sobre o domínio da comunicação, propondo uma ferramenta que possibilite a identificação e intensificação de facilitadores ambientais que veiculem uma intervenção preventiva e universal.
At a stage in which it is necessary to implement support in a multi-level logic (Decree-Law no. 54/2018), advocating the development of preventive and universal responses in educational contexts, the development of assessment tools aimed at environmental clearance. This principle applies to the domain of language and communication, which absorbs a large part of the signals for specialized assessment, in the context of pre-school education. In Portugal, as seen internationally, most assessment instruments are aimed at assessing communication and language from a medical/biological perspective, with few instruments integrating factors related to the language and communication learning environment. The present project aims to develop a script to support the assessment and interprofessional discussion on the communication of children between 4-6 years old, seeking to identify a set of biopsychosocial indicators that allow informing the planning of universal interventions that facilitate the development of language and communication in the preschool context. To this end, a two-stage study was developed, consisting of: the review and mapping in the International Classification of Functioning, children, and young people version (ICF-CY) of the instruments used in Portugal to assess the communication and language of children of pre-school; and for the construction of a prototype script for assessment and interprofessional discussion on communicative performance in a preschool context (GADI-COM). This prototype was created based on the set of indicators mapped in the ICF-CJ, complemented by a non-systematic review of other instruments aimed at evaluating communication contexts and the implementation of friendly communication contexts. content by a panel made up of 14 experts (7 early childhood educators and 7 speech therapists). With this project we contribute to the reflection on the instruments used in the preschool context to evaluate and intervene in the field of communication, proposing a tool that allows the identification and intensification of environmental facilitators that provide preventive and universal intervention.

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Keywords

Comunicação Ambientes comunicacionais amigáveis Educadores de Infância Terapeutas da fala Contexto Pré-escolar Communication Friendly communication environments Early Childhood Educators Speech therapists Preschool

Pedagogical Context

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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