Repository logo
 
Publication

A sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agir

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMaia, Cristina
dc.contributor.advisorRibeiro, Carla
dc.contributor.authorFérias, Ana Rita Moutinho
dc.date.accessioned2016-10-11T10:37:46Z
dc.date.available2016-10-11T10:37:46Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractPasso a passo, foi trilhado um caminho que proporcionou um crescimento e um maior conhecimento acerca da profissão docente. De facto, o desafio de se ser professor está profundamente relacionado com o gosto de se querer ensinar, bem como com a vontade de se querer colocar ao serviço do outro. Deste modo, o presente relatório de estágio, integrado na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, assume-se como um documento que tem como objetivo espelhar o percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Nesta caminhada, que se valoriza pelo seu percurso, destacam-se as aprendizagens realizadas, que foram favorecidas pela colaboração com o par pedagógico, orientadores cooperantes e supervisores institucionais a partir de um ciclo de supervisão pautado pela exigência. Assim, este relatório de estágio configura-se como um documento pessoal que representa a construção da profissionalidade docente, sendo o retrato de um percurso de crescimento profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis path was followed progressively and brought a personal improvement and the acquisition of knowledge and professional tools on teaching practice. The challenge of it is profoundly connected not only to the will and the gratification on teaching but also of making ourselves available to the others. So, this intership report’s main goal, carried out in the subject of Curricular Integration: Educational Practice and Training Report in the Masters Degree in Teaching in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, is to reveal the educational techniques and the theoretical components developed during the Supervised Educational Practice. The academic endeavor was only possible due to the experiences and the methodological and the professional skills learned with the pedagogic pair, the cooperative advisors and the institutional supervisors throughout a series of constructive discussions that stood out the demands on the data gathering and on the full domain of the contents approached. This report was conceived as a personal document which represents the building of a professional identity and portraits professional growth.pt_PT
dc.identifier.tid201273357
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8547
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectprática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectCrescimento profissionalpt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectreflexãopt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.subjectProfessional growthpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.titleA sonata de um professor em formação: aprender, refletir e agirpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaFérias_2016.pdf
Size:
9.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: