Repository logo
 
Publication

Estudar - definição e aplicação no ensino artístico

dc.contributor.advisorConceição, Marco Paulo Barbosa
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorCarolino, Sérgio Fernando Bernardo
dc.contributor.advisorRamos, Avelino
dc.contributor.authorGomes, Luís Miguel Andrade
dc.date.accessioned2017-07-28T17:38:42Z
dc.date.available2017-07-28T17:38:42Z
dc.date.issued2017-07-17
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Ensino da Música, Ramo Instrumento, Tuba, foi concebido o presente relatório de estágio, de forma a refletir sobre o trabalho desenvolvido. Realizada no Conservatório de Música do Porto, a prática pedagógica desenvolvida reflete uma constante atitude reflexiva sobre a pedagogia partilhada com alunos, de forma a permitir um desenvolvimento profissional acentuável. Tendo sido observada, supervisionada e orientada por personalidades de renome nacional na docência, resultou um constante diálogo, que permitiu a transferência de saberes, estratégias e metodologias que mostram ser basilares para um bom desempenho profissional. Traçaram-se metodologias focadas na motivação e evolução dos alunos e no desenvolvimento das suas capacidades autocríticas, autoavaliativas e criativas. Sob o título “Estudar – definição e aplicação no ensino artístico”, e no contexto da unidade curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música, o projeto de investigação foca dois métodos de ensino mais comuns no ensino genérico, sendo eles o expositivismo e o construtivismo. Serão fundamentadamente analisados e, posteriormente, através da metodologia de questionários, será analisado qual destes tipos de ensino é mais frequente no ensino artístico em Portugal. Com este projeto pretende-se uma uniformização do método de ensino especializado em música nas diferentes instituições de ensino musical em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractIn the scope of the Master's Degree in Music Teaching, Instrument, Tuba, this stage report was designed, to reflect on the work developed. Held at the Oporto Conservatory of Music, the pedagogical practice developed reflects a constant reflexive attitude on pedagogy shared with students, to allow a professional development. Having been observed, supervised and guided by personalities of national renown in teaching, resulted in a constant dialogue, which allowed the transfer of knowledge, strategies and methodologies that show to be the basis for a skilled professional performance. Methodologies focused on the motivation and evolution of the students and on the development of their self-critical, self-rated and creative capacities were used. Under the title "Studying - definition and application in artistic teaching", and in the context of the Research Seminar in Teaching Music, the research project focuses on two methods of teaching more common in generic education, being expositivism and constructivism. They will be analyzed in depth and, later, through the methodology of questionnaires, it will be analyzed which of these types of education is more frequent in the artistic teaching in Portugal. This project intends a standardization of the method of teaching specialized in music in the different institutions of musical education in Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid201721228pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10154
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstudarpt_PT
dc.subjectAulaspt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectMétodospt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectTo study
dc.subjectClass
dc.subjectPedagogical practice
dc.subjectMethods
dc.subjectTeach
dc.titleEstudar - definição e aplicação no ensino artísticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Tubapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Luis_Gomes_MEM_2017.pdf
Size:
1.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: