Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Métodos utilizados pelos professores de trombone em PortugalPublication . Reis, Renato António Figueiredo dos; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Oliveira, JoaquimEste documento trata-se de um relatório de estágio referente ao ano letivo de 2016/2017 no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada inserida no Mestrado em Ensino de Música realizado na ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo) e ESE (Escola Superior de Educação). Para a realização deste relatório de estágio foi realizado um estágio no Conservatório de Música do Porto onde foram feitas observações de aulas e a prática educativa supervisionada. Neste documento encontra-se uma reflecção sobre estas práticas bem como uma retrospetiva de todas as competências adquiridas neste mestrado. Neste documento também está incluído um trabalho de investigação com o tema “Métodos utilizados pelos professores de trombone em Portugal”. Para o efeito foi realizado um inquérito anónimo onde foi possível apurar quais eram esses métodos e também qual a influência dos métodos e manuais utilizados no estudo individual do professor na prática pedagógica.
- Transcrições para contrabaixo: benefício ou prejuízo para a técnica contrabaixísticaPublication . Carneiro, Cláudia Sofia Sousa; Pertzborn, Florian; Fidalgo, JoséO presente relatório é o resultado de uma caminhada percorrida na procura de ferramentas pedagógicas que contribuíram para a evolução do meu conhecimento como docente. O trabalho está dividido em três capítulos: I. Guião de Observação da Prática Musical ; II. Prática Educativa Supervisionada e III. Projeto de investigação ‘ Transcrições para contrabaixo: benefício ou prejuízo para a técnica contrabaixística’. O primeiro capítulo contempla a caraterização do Conservatório de Música do Porto, escola onde o estágio foi efetuado. É referido a oferta educativa fornecida aos alunos e qual a missão do conservatório. O segundo capítulo contempla todas as informações relativas à prática do ensino supervisionada. É realizada uma reflexão sobre a prática pedagógica e encontram-se anexados os pareceres dos professores. O terceiro capítulo aborda o tema da transcrição musical. Começando por definir o termo transcrição, fazendo a distinção deste com o “arranjo”, traçando o panorâma histórico das transcrições em geral e o papel do contrabaixo desde o seu aparecimento; é meu intuito distinguir obras originais e obras transcritas e explorar os aspetos necessários quando se realiza uma transcrição com um fim de dar resposta ao tema desta tese.
- Estudar - definição e aplicação no ensino artísticoPublication . Gomes, Luís Miguel Andrade; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Carolino, Sérgio Fernando Bernardo; Ramos, AvelinoNo âmbito do Mestrado em Ensino da Música, Ramo Instrumento, Tuba, foi concebido o presente relatório de estágio, de forma a refletir sobre o trabalho desenvolvido. Realizada no Conservatório de Música do Porto, a prática pedagógica desenvolvida reflete uma constante atitude reflexiva sobre a pedagogia partilhada com alunos, de forma a permitir um desenvolvimento profissional acentuável. Tendo sido observada, supervisionada e orientada por personalidades de renome nacional na docência, resultou um constante diálogo, que permitiu a transferência de saberes, estratégias e metodologias que mostram ser basilares para um bom desempenho profissional. Traçaram-se metodologias focadas na motivação e evolução dos alunos e no desenvolvimento das suas capacidades autocríticas, autoavaliativas e criativas. Sob o título “Estudar – definição e aplicação no ensino artístico”, e no contexto da unidade curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música, o projeto de investigação foca dois métodos de ensino mais comuns no ensino genérico, sendo eles o expositivismo e o construtivismo. Serão fundamentadamente analisados e, posteriormente, através da metodologia de questionários, será analisado qual destes tipos de ensino é mais frequente no ensino artístico em Portugal. Com este projeto pretende-se uma uniformização do método de ensino especializado em música nas diferentes instituições de ensino musical em Portugal.
- Implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básicoPublication . Lima, Jorge Miguel dos Santos; Campos, Manuel António Veríssimo de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Dias, André Filipe da SilvaO presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, estando dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a prática educativa supervisionada, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, aborda toda a componente prática do trabalho realizado em contexto de sala de aula e atividades assistidas no âmbito do estágio realizado. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido, o qual teve como principal objetivo estudar as implicações da análise musical no estudo da percussão no ensino básico. São reconhecidos benefícios à aplicação da análise musical enquanto estratégia auxiliar de ensino nas aulas de instrumento, nomeadamente no que concerne à assimilação e memorização da obra, desenvolvimento do trabalho autónomo, interpretação técnica e expressiva. As conclusões obtidas desta investigação de natureza qualitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de observação direta e de inquérito por questionário, permitem comprovar a pertinência de usar a análise musical no estudo da percussão, a qual melhora o desempenho dos alunos e, consequentemente, a sua performance.
- Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de cantoPublication . Vilas Boas, José Carlos Salgueiro; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ribeiro, Maria AméliaEste trabalho representa o culminar da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música ministrado em parceria pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. Compreende a informação relativa à prática pedagógica desenvolvida, através de planificações, relatórios de observação e reflexões pessoais sobre as especificidades do ensino do piano. O estágio foi desenvolvido no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, pelo que encontramos informação relevante sobre a escola e a disciplina. Adicionalmente, integra o projeto de intervenção “Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”, com o objetivo de aprofundar a pertinência desta disciplina e dos seus profissionais no desenvolvimento musical em alunos de canto. Numa perspetiva metodológica de investigação-ação, partiu se para uma análise qualitativa de conteúdo, através de diário de bordo e relatórios dos alunos. A análise dos resultados obtidos em estudo mostrou a variedade de domínios que a correpetição compreende, bem como a importância do correpetidor e do piano no desenvolvimento de competências como a respiração, fonética e dicção, colaboração musical e entendimento estilístico. As conclusões apontam para os importantes benefícios nas rotinas de estudo individual e no trabalho com piano deste conjunto de ideias, ao revelar-se um excelente complemento à aula de canto, abordando não só os aspetos técnicos da voz cantada, mas principalmente o desenvolvimento e colaboração musical entre canto e piano.