Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estudar - definição e aplicação no ensino artístico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Luis_Gomes_MEM_2017.pdf1.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito do Mestrado em Ensino da Música, Ramo Instrumento, Tuba, foi concebido o presente relatório de estágio, de forma a refletir sobre o trabalho desenvolvido. Realizada no Conservatório de Música do Porto, a prática pedagógica desenvolvida reflete uma constante atitude reflexiva sobre a pedagogia partilhada com alunos, de forma a permitir um desenvolvimento profissional acentuável. Tendo sido observada, supervisionada e orientada por personalidades de renome nacional na docência, resultou um constante diálogo, que permitiu a transferência de saberes, estratégias e metodologias que mostram ser basilares para um bom desempenho profissional. Traçaram-se metodologias focadas na motivação e evolução dos alunos e no desenvolvimento das suas capacidades autocríticas, autoavaliativas e criativas. Sob o título “Estudar – definição e aplicação no ensino artístico”, e no contexto da unidade curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música, o projeto de investigação foca dois métodos de ensino mais comuns no ensino genérico, sendo eles o expositivismo e o construtivismo. Serão fundamentadamente analisados e, posteriormente, através da metodologia de questionários, será analisado qual destes tipos de ensino é mais frequente no ensino artístico em Portugal. Com este projeto pretende-se uma uniformização do método de ensino especializado em música nas diferentes instituições de ensino musical em Portugal.
In the scope of the Master's Degree in Music Teaching, Instrument, Tuba, this stage report was designed, to reflect on the work developed. Held at the Oporto Conservatory of Music, the pedagogical practice developed reflects a constant reflexive attitude on pedagogy shared with students, to allow a professional development. Having been observed, supervised and guided by personalities of national renown in teaching, resulted in a constant dialogue, which allowed the transfer of knowledge, strategies and methodologies that show to be the basis for a skilled professional performance. Methodologies focused on the motivation and evolution of the students and on the development of their self-critical, self-rated and creative capacities were used. Under the title "Studying - definition and application in artistic teaching", and in the context of the Research Seminar in Teaching Music, the research project focuses on two methods of teaching more common in generic education, being expositivism and constructivism. They will be analyzed in depth and, later, through the methodology of questionnaires, it will be analyzed which of these types of education is more frequent in the artistic teaching in Portugal. This project intends a standardization of the method of teaching specialized in music in the different institutions of musical education in Portugal.

Description

Keywords

Estudar Aulas Prática pedagógica Métodos Ensino To study Class Pedagogical practice Methods Teach

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License