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Abstract(s)
O processo ensino-aprendizagem tem sido alvo constante de estudos, em particular ao nível do Ensino Superior em consequência do aumento anual de novos alunos que, em termos meramente estatísticos, têm vindo a evidenciar um abaixamento progressivo das médias de acesso. A preocupação com a manutenção de um determinado nível de qualidade na formação destes alunos, conjugada com a vontade de alargar o acesso a todos aqueles que terminam o Ensino Secundário, despoletou uma maior intervenção dos especialistas em educação, em parceria com docentes de todas as áreas do Ensino Superior, na análise do problema. Considerando o caso particular das Ciências e Engenharias, onde a componente laboratorial no processo ensino- aprendizagem assume um papel relevante, os recentes avanços ao nível das tecnologias educativas criaram alternativas válidas aos ambientes laboratoriais tradicionais, nomeadamente os ambientes laboratoriais virtuais e remotos, ainda não totalmente exploradas. Em paralelo, assiste-se também a uma crescente preocupação com a análise dos estilos de aprendizagem, em resultado da crescente heterogeneidade que caracteriza, de forma global, os alunos que optam por aquelas áreas do Ensino Superior. Dispondo os docentes de uma variedade crescente de recursos educativos e de métodos de ensino, em face de um leque alargado de alunos com estilos de aprendizagem próprios, importa estudar de que forma se pode ponderar e sequenciar os diferentes tipos de ambientes laboratoriais, para atingir o objectivo geral de aumentar o nível do saber e das competências experimentais dos alunos que optam pelas Ciências e Engenharias.
Description
Keywords
Laboratórios remotos Laboratórios virtuais Estilos de aprendizagem Experimentação remota Processo ensino-aprendizagem Competências experimentais Educação
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Publisher
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto