Repository logo
 
Publication

Ponderação e sequência de utilização de diferentes ambientes laboratoriais no processo ensino-aprendizagem

dc.contributor.authorCosta-Lobo, Cristina
dc.contributor.authorDuarte, Marina
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.contributor.authorOliveira, Paulo C.
dc.date.accessioned2017-01-18T10:24:44Z
dc.date.available2017-01-18T10:24:44Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO processo ensino-aprendizagem tem sido alvo constante de estudos, em particular ao nível do Ensino Superior em consequência do aumento anual de novos alunos que, em termos meramente estatísticos, têm vindo a evidenciar um abaixamento progressivo das médias de acesso. A preocupação com a manutenção de um determinado nível de qualidade na formação destes alunos, conjugada com a vontade de alargar o acesso a todos aqueles que terminam o Ensino Secundário, despoletou uma maior intervenção dos especialistas em educação, em parceria com docentes de todas as áreas do Ensino Superior, na análise do problema. Considerando o caso particular das Ciências e Engenharias, onde a componente laboratorial no processo ensino- aprendizagem assume um papel relevante, os recentes avanços ao nível das tecnologias educativas criaram alternativas válidas aos ambientes laboratoriais tradicionais, nomeadamente os ambientes laboratoriais virtuais e remotos, ainda não totalmente exploradas. Em paralelo, assiste-se também a uma crescente preocupação com a análise dos estilos de aprendizagem, em resultado da crescente heterogeneidade que caracteriza, de forma global, os alunos que optam por aquelas áreas do Ensino Superior. Dispondo os docentes de uma variedade crescente de recursos educativos e de métodos de ensino, em face de um leque alargado de alunos com estilos de aprendizagem próprios, importa estudar de que forma se pode ponderar e sequenciar os diferentes tipos de ambientes laboratoriais, para atingir o objectivo geral de aumentar o nível do saber e das competências experimentais dos alunos que optam pelas Ciências e Engenharias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9303
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherFaculdade de Engenharia da Universidade do Portopt_PT
dc.relationPOCI/N/04.01.02/0265/0001/2006pt_PT
dc.relation.ispartofseriesE-book Labs-on-the-web;
dc.subjectLaboratórios remotospt_PT
dc.subjectLaboratórios virtuaispt_PT
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_PT
dc.subjectExperimentação remotapt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectCompetências experimentaispt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titlePonderação e sequência de utilização de diferentes ambientes laboratoriais no processo ensino-aprendizagempt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage10pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleE-book: Labs-on-the-webpt_PT
person.familyNameFelizardo Correia Duarte
person.familyNameAlves
person.givenNameMarina Isabel
person.givenNameGustavo
person.identifierB-3037-2019
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-idFB1D-5860-72FB
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-3153-3251
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id57189024068
person.identifier.scopus-author-id7006053908
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL_GCA_CIETI_2008.pdf
Size:
389.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: