Repository logo
 
Publication

Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais consciente

dc.contributor.advisorAlves, Jorge Miguel da Costa
dc.contributor.advisorVeitch, Hazel
dc.contributor.authorMorais, Mariana da Costa
dc.date.accessioned2020-09-07T09:41:14Z
dc.date.available2020-09-07T09:41:14Z
dc.date.issued2020-07-28
dc.description.abstractO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2019/2020, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Inicialmente é apresentada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. Por fim, no terceiro capítulo, é apresentado o Projeto de Intervenção, o qual teve como objetivo estudar a aplicação do canto como estratégia de aprendizagem. É apresentado todo o processo realizado com 16 alunos, análise e discussão dos resultados obtidos e as reflexões finais.pt_PT
dc.description.abstractThis Supervised Teaching Practice Report presents all the activities developed at the Conservatório de Música do Porto during the academic year 2019/2020, within the scope of the Master in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo at Porto. Initially, a characterization of the institution where the internship took place is presented, providing its historical and organizational contextualization, according to its structuring documents. In the second chapter, the entire educational practice process is presented, contemplating its organization, observations and lesson plans during the academic year. Finally, in the third chapter, the Intervention Project is presented, which aimed to study the application of singing as a learning strategy. The entire process carried out with 16 students is presented with analysis and discussion of the results obtained and the final reflections.pt_PT
dc.identifier.tid202511901pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16232
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectViola d’arcopt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectAudição interiorpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectViolapt_PT
dc.subjectSingingpt_PT
dc.subjectInner hearingpt_PT
dc.titleQuem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais conscientept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Viola d’Arcopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Mariana_Morais_MEM_2020.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: