Repository logo
 
Publication

Aquisição dos fonemas em idade pré-escolar: perceção dos educadores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Cidália Laurinda da Costa Ferreira
dc.contributor.authorReis, Sónia Marisa Neves dos
dc.date.accessioned2017-05-29T10:46:49Z
dc.date.available2017-05-29T10:46:49Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractAs crianças em idade pré-escolar frequentemente apresentam problemas de articulação na linguagem oral (e.g. Lima, 2008; Sim – Sim, 2008; Freitas, Alves, & Costa, 2007). Do ponto de vista do desenvolvimento da dimensão fonético-fonológica da linguagem há uma hierarquia desenvolvimental que normalmente coloca os fonemas /R/, /l/, /λ/, /z/, /З/ e /r/ (Moutinho & Lima, 2007) como os últimos a serem adquiridos ou adequadamente articulados pelas crianças à entrada no 1º ciclo do ensino básico. Este estudo pretendeu conhecer a perceção que os educadores têm acerca dos fonemas que apresentam mais problemas para serem articulados pelas crianças com 5/ 6 anos, em idade pré-escolar. Para o efeito contou com um grupo de 102 educadores de infância que respondeu a um inquérito no qual identificavam os 5 fonemas por eles percecionados como os de mais difícil aquisição. Os resultados apontam para uma maior incidência nos fonemas /r/, /s/, /l/, /v/ e /R/ o que corrobora, para dois fonemas, o estabelecido para o desenvolvimento fonológico. Tais dados podem ajudar a uma intervenção educativa mais direcionada e com vista a promover a aquisição dos fonemas em causa, bem como estimular estudos em que essa intervenção seja avaliada e reconstruída.pt_PT
dc.description.abstractPre-school-age children frequently present pronunciation problems in spoken language (e.g. Lima, 2008; Sim – Sim, 2008; Freitas, Alves, & Costa, 2007). Concerning the development of phonetical-phonological dimension of the language, there is a developmental hierarchy which places the phonemes /R/, /l/, /ʎ/, /z/, /Ʒ/ e /r/ (Moutinho & Lima, 2007) as the last ones to be learnt and correctly pronounced by children when entering elementary school. This study aimed to identify the perception educators have of the phonemes which are more difficult for 5/6 year-old, in preschool age. For this, a group of 102 kindergarten teachers answered a questionnaire identifying the 5 phonemes they perceived as the hardest to be acquired. The results highlight a higher incidence of the phonemes /r/, /s/, /l/, /v/ and /R/ supporting, for the first two phonemes, the established for the phonological development. Such data can help a more targeted and to promote the acquisition of phonemes concerned educational intervention, as well as stimulating studies where such intervention is evaluated and rebuiltpt_PT
dc.identifier.tid201703661
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9849
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectFonologiapt_PT
dc.subjectFonemaspt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectLanguagept_PT
dc.subjectPhonologypt_PT
dc.subjectPhonemespt_PT
dc.subjectPré-schoolpt_PT
dc.titleAquisição dos fonemas em idade pré-escolar: perceção dos educadorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SoniaReis_2014.pdf
Size:
3.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: