Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
658.68 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O mundo está em constante transformação e evolução impulsionado por avanços tecnológicos e globalização, afetando também o setor do retalho desde a transformação das tradicionais lojas físicas ao surgimento do e-commerce. Diante estas rápidas mudanças e de forma que as empresas se mantenham competitivas no setor, é essencial que as mesmas avaliem continuamente as suas posições no mercado, adaptando-se às novas tendências e inovações.
No mercado português, essa necessidade de adaptação é igualmente crucial, não só para aproveitar oportunidades de crescimento como para corresponder às expectativas dos consumidores estão cada vez mais alinhadas com padrões globais.
Este trabalho de investigação visa analisar o estado atual do Smart Retail no retalho em Portugal, através de um Estudo de Caso na empresa MC, líder no setor do retalho alimentar.
Para a realização deste estudo foi realizado o levantamento de um conjunto de tecnologias de Smart Retail, sendo que em cada tecnologia foi clarificado o seu conceito, a aplicabilidade no setor e os principais benefícios. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso. Foram realizadas entrevistas a 6 diretores de loja, a fim de identificar que tecnologias são aplicadas atualmente em loja e comparar a sua implementação com o que é discutido na literatura.
Este estudo contribui para uma melhor compreensão das aplicações práticas e limitações das tecnologias de Smart Retail em um contexto real de mercado." Percebe-se que, pese embora a MC lidere em termos de inovação tecnológica, ainda há espaço para expandir o uso de determinadas soluções tecnológicas, alinhando-se com tendências internacionais do setor. Porém, também é possível perceber a importância e aceitação que os diretores de loja e respetivas lojas dão e têm face a estas tecnologias.
Description
Keywords
Retalho inteligente Retalho Tecnologia em loja Retalho eletrónico