Repository logo
 
Publication

Elaboração de um caderno de apoio e autorregulação do estudo de trompa, por alunos do ensino secundário

dc.contributor.advisorAraújo, Maria José Freitas Borges de
dc.contributor.advisorVaz, Nuno Miguel Nunes
dc.contributor.advisorSilva, Bernardo
dc.contributor.advisorCosta, Nuno
dc.contributor.authorPinho, Cristiano Alexandre Oliveira Alves
dc.date.accessioned2023-01-04T18:17:26Z
dc.date.available2023-01-04T18:17:26Z
dc.date.issued2022-11-24
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Porto, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário na Escola Profissional de Música de Espinho e na Academia de Música de Espinho no ano letivo 2021/2022. O tema central da investigação desenvolvida ao longo do trabalho de estágio, foca-se na organização e autorregulação do estudo da trompa e assim, na forma como os alunos podem melhorar as suas competências de performance. Pretende-se, contribuir com mais material de apoio ao estudo dos alunos/as, para estes conseguirem tirar o maior proveito das sessões de estudo. Para isso, foi elaborado um caderno com uma compilação de exercícios e tabelas para auxílio na organização do estudo. Este trabalho mostra que com o devido apoio, material e organização os alunos demonstram uma maior capacidade de ultrapassar as suas dificuldades, permitindo-lhes assim uma evolução favorável das capacidades como instrumentistas.pt_PT
dc.description.abstractThis Professional Training Report is part of the Supervised Teaching Practice Curriculum Unit, integrated in the study plan of the Master's Degree in Music Teaching in Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Porto, addressing the activities developed as a trainee in Escola Profissional de Música de Espinho and Academia de Música de Espinho in the school year 2021/2022. The central theme of the research developed throughout the internship work, focuses on the organization and self-regulation of the study of the horn and thus, on how students can improve their performance skills. It is intended to contribute with more material to support the students' study, so that they can get the most out of the study sessions. For this, a notebook was prepared with a compilation of exercises and tables to help in the organisation of the study. This work shows that with the proper support, material and organization the students show a greater capacity to overcome their difficulties, allowing them a favourable evolution of their capacities as instrumentalists.pt_PT
dc.identifier.tid203134788pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21319
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectEstudopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectSelf-regulationpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectStudypt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.titleElaboração de um caderno de apoio e autorregulação do estudo de trompa, por alunos do ensino secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Trompapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cristiano_Pinho_MEM_2022.pdf
Size:
19.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: