Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
450.04 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo analisou a influĂȘncia da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famĂlias e educadores. Os resultados indicaram que caracterĂsticas da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes nĂveis de sofisticação. Verificou-se a existĂȘncia de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se tambĂ©m a existĂȘncia de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.
Description
Keywords
Envolvimento Desenvolvimento Qualidade dos contextos InteracçÔes
Citation
Pessanha, M., Pinto, A. I., & Barros, S. (2009). InfluĂȘncia da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança. Psicologia, XXIII(2), 55-71.