Repository logo
 
Publication

Modulações aurais e plásticas

dc.contributor.advisorSantos, Pedro Emanuel de Oliveira
dc.contributor.authorMiranda, Liliana Martins de
dc.date.accessioned2025-12-18T16:22:05Z
dc.date.available2025-12-18T16:22:05Z
dc.date.issued2025-11-25
dc.description.abstractEste projeto centra-se na geração de som através da imagem em tempo real, particularmente na gestualidade do desenho na produção de som. O projeto pretende explorar a relação entre instrumentos de desenho, em particular a grafite, e as suas capacidades de conduzir corrente elétrica, passando por um circuito eletrónico para produzir som. Em formato de instalação interativa, convida o público, individual ou coletivamente, a interpretar as marcas que a tinta imprime no papel. O enfoque do projeto é perceber o potencial que o desenho pode ter para ser manipulado como um instrumento musical, e de que modo um desenho pode ser sonorizado de uma forma orgânica e intuitiva, produzindo resultados em tempo real. Reflete sobre como pode soar um desenho e como podemos ouvir os traços marcados no papel, em desenhos que também podem ser interpretados enquanto notação gráfica. Pretende-se explorar uma materialidade sonora que se relaciona com a prática e o grafismo do desenho.por
dc.description.abstractThis project focuses on real-time sound generation through image, particularly on the gestures of drawing in sound production. The project aims to explore the relationship between drawing instruments, especially graphite, and their ability to conduct electrical current, passing through an electronic circuit to produce sound. In an interactive installation format, it invites the public, individually or collectively, to interpret the marks that the ink prints on the paper. The focus of the project is to understand the potential that a drawing can have to be manipulated as a musical instrument, and how a drawing can be sounded in an organic and intuitive way, producing results in real time. It reflects on how a drawing can sound and how we can hear the lines marked on the paper, in drawings that can also be considered graphic notation. The aim is to explore a sound materiality that relates to the practice and graphics of drawing.eng
dc.identifier.tid204088216
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/31283
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectSom e imagem
dc.subjectGestualidade
dc.subjectSinestesia
dc.subjectInterdisciplinaridade
dc.subjectInteratividade
dc.subjectSound and image
dc.subjectGestures
dc.subjectSynesthesia
dc.subjectInterdisciplinarity
dc.subjectInteractivity
dc.titleModulações aurais e plásticaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes e Tecnologias do Som

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Liliana_Miranda_MATS_2025.pdf
Size:
3.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: