Repository logo
 
Publication

Inteligência emocional, género e negócios empreendedores

dc.contributor.advisorRua, Orlando Manuel Martins Marques de Lima
dc.contributor.authorMaia, Débora Casais
dc.date.accessioned2025-02-27T15:22:30Z
dc.date.available2025-02-27T15:22:30Z
dc.date.issued2024-12-06
dc.date.submitted2025-02-27
dc.description.abstractNas últimas décadas, o conceito da inteligência emocional tem despertado a crescente atenção das empresas, das organizações e da Academia, devido ao facto de se tratar de um fator imprescindível para o processo de desenvolvimento de negócios empreendedores. O objetivo fundamental deste estudo é analisar de que forma a inteligência emocional, por género, influencia o desenvolvimento de negócios empreendedores. Para além disso, pretende-se compreender a evolução do indivíduo como ser emocional e promover a transferibilidade dessa evolução para o contexto profissional. Neste estudo foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, com recurso ao método de estudo de casos múltiplos para analisar cinco empresas incubadas na agência de incubação START Esposende. Como instrumento de análise utilizou-se entrevistas semi-estruturadas. Nesta investigação, verificou-se através dos resultados obtidos que as empresas incubadas estão familiarizadas com o conceito de intligência emocional, que o bem-estar emocional das pessoas é crucial para o desenvolvimento de um negócio e que as estratégias aplicadas nos negócios advém de características pessoais, do tipo de personalidade, da experiência profissional e não do género.por
dc.description.abstractIn recent decades, the concept of emotional intelligence has attracted increasing attention from companies, organizations and academia, due to the fact that it is an essential factor in the process of developing entrepreneurial businesses. The fundamental objective of this study is to analyze how emotional intelligence, by gender, influences the development of entrepreneurial businesses. Furthermore, the aim is to understand the evolution of the individual as an emotional being and promote the transferability of this evolution to the professional context. In this study, a qualitative methodological approach was used, using the multiple case study method to analyze five companies incubated at the START Esposende incubation agency. Semi-structured interviews were used as an analysis instrument. In this investigation, it was verified through the results obtained that the incubated companies are familiar with the concept of emotional intelligence, that people's emotional well-being is crucial for the development of a business and that the strategies applied in business come from personal characteristics, personality type, professional experience and not gender.por
dc.identifier.tid203897595
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29751
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectInteligência emocional
dc.subjectGénero
dc.subjectNegócios empreendedores
dc.subjectSTART Esposende
dc.subjectEmotional intelligence
dc.subjectGender
dc.subjectEntrepreneurial business
dc.subjectSTART Esposende
dc.titleInteligência emocional, género e negócios empreendedores
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Empreendedorismo e Internacionaliação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Débora_Maia_MEI_2024.pdf
Size:
793.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: